Introdução: Doença cardiovascular é principal causa de óbito nos pacientes em diálise peritoneal(DP). Escore de cálcio arterial coronariano(ECAC) pode prever incidência de infarto agudo do miocárdio e morte, mas constitui método pouco disponível, de custo elevado. Objetivo: Verificar se índice tornozelo-braquial(ITB) alterado e ausência de descenso noturno na monitorização ambulatorial da pressão arterial(MAPA) podem predizer elevação do ECAC. Metodologia: Estudo transversal, com pacientes adultos em DP. O ECAC foi obtido pela tomografia computadorizada; pacientes foram divididos em dois grupos conforme ECAC(<100UH e ³100UH). O ITB foi calculado pela relação da maior pressão arterial sistólica das artérias tibiais posteriores com maior pressão sistólica das artérias braquiais (ITB alterado?0,9). Define-se ausência de descenso noturno na MAPA como redução média da pressão arterial sistólica ou diastólica inferior a 10% no sono em relação à vigília. Realizou-se curva ROC para avaliar desempenho do ITB e do descenso noturno em identificar ECAC³100UH. Nível de significância p<0,05. Resultados: Foram incluídos 24 pacientes, idade média 54±25anos; 66% masculino; 45% diabéticos; 66% dislipidêmicos; 83% hipertensos; em 18 meses de DP. Área sob curva ROC (predição de ECAC³100UH) do ITB foi 0,78; p=0,001; do descenso noturno foi 0,83; p<0,001. Dentre os pacientes, 6(25%) apresentaram ECAC³100UH, dos quais 4 pacientes(66%) apresentavam ITB<0,9 e os 6(100%) sem descenso noturno. Analisados em série, ITB e ausência de descenso noturno exibiram sensibilidade(66,6%) e especificidade(100%) para predizer ECAC³100UH. Conclusão: ITB alterado e ausência de descenso noturno predizem elevação do ECAC, sendo métodos disponíveis e efetivos para prever desfechos cardiovasculares nos pacientes em DP. Apoio:FAPESP:2019/05912-4.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com