Nas últimas décadas, movimentos sociais buscam resgatar saberes tradicionais, apoiados em políticas públicas ou pesquisas sobre Etnobotânica, Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs). Contudo, nota-se desvalorização destes conhecimentos por parte do sistema de saúde vigente, pautado na medicalização alopática, falta de incentivo ao auto-cuidado integral e desrespeito à interação homem-meio ambiente. Assim, o projeto objetiva resgate e valorização do saber popular em relação às PANCs e Plantas Medicinais por meio de um Jardim Comestível em Unidade de Saúde da Família no Jardim Santa Elisa, Botucatu-SP, com cerca de 500m², em parceria com a comunidade, equipe de saúde interprofissional e estudantes de diversos cursos da UNESP. Após dois anos de implantação, com encontros semanais de trabalho na terra, tem-se em torno de 80 plantas, construíram-se duas mandalas, um viveiro, uma cisterna para coleta de água de chuva, e está sendo elaborada cartilha. Esta cartilha contém ilustração artística e linguagem acessível, mas cientificamente fundamentada, contendo descrição e usos de 54 plantas, disponíveis no Jardim Comestível, ou nativas da região, a fim de se recuperar e popularizar esse conhecimento nos serviços de saúde da Atenção Primária. Pretende-se resgatar e difundir o conhecimento sobre as plantas medicinais e PANCs à comunidade e aos profissionais de saúde, visando empoderamento e auto-cuidado sobre sua saúde, promovendo um maior contato com a natureza pela agroecologia, e fornecimento de fontes alimentícias e medicinais suplementares, de maneira acessível e sustentável na Atenção Primária à Saúde, tornando este Jardim Comestível um palco de troca de saberes e de mudas.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com