O uso de fluidos intravenosos na reposição volêmica em anestesia é universal, devendo-se compreender suas propriedades específicas. PL 148 é cristaloide com composição e osmolaridade mais próximas às do plasma, mas estudos divergem sobre seu papel em reduzir morbidade perioperatória. O NaCl 0,9% é o fluido escolhido em neurocirurgia por fornecer menos água livre e ter menor custo. Avaliou-se, por ensaio clinico randomizado, em ressecção de tumor e clipagem de aneurisma cerebral, a administração do PL 148 e do NaCl 0,9%, considerando equilíbrios ácido-básico e hidroeletrolítico, função renal e outros desfechos. Realizou-se anestesia venosa total após indução com fentanil, propofol e rocurônio. Manutenção com propofol e remifentanil alvo-controlados. Coletados dados antropométricos, tipo e duração da cirurgia, duração da anestesia, dosagem de eletrólitos, lactato, ureia e creatinina séricos, gasometria, débito urinário, condições operatórias, extubação em sala operatória, tempo de internação hospitalar e em UTI, complicações pós-operatórias e óbito. Variáveis estudadas 24 horas antes da cirurgia (controle) e até 24 horas, 7 e 30 dias de pós-operatório. Para comparação do tipo de solução e momento foi utilizada a análise de perfil. Análise preliminar de dados de dezembro/2018 a junho/2019: 49% são do sexo feminino e 51% do masculino. 74% foram cirurgias de ressecção de tumor e 26% de clipagem de aneurisma. 87,9% das cirurgias decorreram sem intercorrências. Na análise dos 35 pacientes não houve diferença estatística significante das variáveis. Os resultados preliminares condizem com a literatura vigente, não demonstrando superioridade entre as soluções PL 148 ou NaCl 0,9% em neurocirurgias.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com