INSTRUMENTO ÚTIL PARA A PRÁTICA CLÍNICA PEDIÁTRICA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: ESCALA DE AMSTERDAM PARA FEZES NA INFÂNCIA. PROCESSO DE TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL.

  • Autor
  • Priscila Monaro Bianchini
  • Co-autores
  • Laura Cantisano de Deus SIlva
  • Resumo
  •  

    A caracterização do aspecto das fezes de recém-nascidos e lactentes é bastante desafiadora pois são diversos os fatores que influenciam na consistência, quantidade e na cor das fezes. Assim, a Escala de Amsterdam para fezes na infância (AISS) foi desenvolvida em 2009, para auxiliar a análise das fezes de crianças com até 120 dias de vida. Além de avaliar a consistência das fezes, como a Escala de Bristol, ela avalia a quantidade e a cor das fezes, permitindo análise mais completa do hábito intestinal. Foi realizada a tradução e adaptação transcultural da AISS para língua portuguesa do Brasil segundo metodologia aceita e recomendada internacionalmente, composta por seis etapas culminando na elaboração da versão final da escala. Para validação, utilizou-se essa versão final para a análise de 238 fotos de fezes de crianças por 5 avaliadoras: 4 relacionadas à área da saúde e 1 sem atuação profissional relacionada. A versão final da AISS traduzida mostrou-se confiável, pois os indicadores de concordância obtidos inter-examinador foram adequados e observou-se elevada porcentagem de respostas idênticas para uma mesma fotografia de fezes avaliada com a escala. Esta também se mostrou reprodutível de acordo com os indicadores de concordância na análise intra-examinador. A versão traduzida e adaptada da AISS para a língua portuguesa do Brasil é válida e confiável para ser utilizada para avaliação de fezes de crianças com até 120 dias de vida por profissionais e leigos.

     

  • Palavras-chave
  • Fezes, infância, recém-nascido, consistência, cor, quantidade, escala, Amsterdam, Bristol, tradução.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • V - Ciências aplicadas em Saúde
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O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:

 

IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico

Aluna: Paula Naomi Morimoto

Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"

 

XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental

Aluna: Maísa Ayumi Kimura

Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"

 

XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso

Aluna: Elizandra Gomes Pereira

Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"

 

X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde

Aluna: Vitória Mariah Giriboni

Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"

 

I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde

Aluna: Júlia Lisbôa Guedes

Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"

 

I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão

Aluna: Luísa Rocco Banzatto

Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"

  • I - Clínico
  • II - Experimental
  • III - Relato de Caso
  • IV - Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
  • V - Ciências aplicadas em Saúde
  • VI - Projeto de Extensão

Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:

cientifico.cmab@gmail.com