Objetivo: Relatar caso clínico de coriocarcinoma subsequente à gestação molar, sem seguimento adequado, que evoluiu com complicações graves e condição pontencialmente ameaçadora à vida. Relato de Caso: Paciente de 29 anos, caucasiana, G2P1C1 e história obstétrica de gestação molar há 2 anos, não orientada a realizar seguimento após esvaziamento uterino, é encaminhada para centro especializado de atenção terciária com quadro de abdome agudo hemorrágico. Na anamnese, relatou sangramento vaginal irregular moderado há 7 meses, com diagnóstico ultrassonográfico de pólipo endometrial, apesar de ?-hCG sérico positivo. Laparotomia exploradora de emergência com histerectomia foi realizada. Os achados cirúrgicos foram hemoperitônio e útero com rotura espontânea em fundo, infectado e massa de 12cm com invasão miometrial e serosa. Ao todo recebeu 5 unidades de hemácias. No pós-operatório imediato ela foi admitida na UTI, onde permaneceu por 5 dias. Alta hospitalar no 7º dia pós-histerectomia. Avaliação anatomopatológica da peça cirúrgica confirmou presença de coriocarcinoma. Pesquisa de metástase evidenciou lesões pulmonares e vaginal. No 9º dia de pós-operatório iniciou quimioterapia por múltiplos agentes, totalizando 7 ciclos. O hCG sérico da admissão foi de 945.863UI/L, níveis normais foram observados 13 semanas após início da quimioterapia e nas avaliações subsequentes. Plano terapêutico prevê seguimento por 5 anos. Considerações: Este relato evidencia a importância do esclarecimento dos profissionais de saúde quanto à necessidade de referenciamento e seguimento adequados dos casos de gestação molar após esvaziamento uterino. Assim, permitiria diagnóstico e tratamento precoces das complicações, menor custo, menor exposição a agentes quimioterápicos e taxa de cura próxima de 100%.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com