A importância deste estudo reside no fato de que os procedimentos anestésicos em pacientes geriátricos estão aumentando no decorrer do tempo devido ao aumento da sobrevida global e também às inovações tecnológicas e maior difusão de conhecimentos médicos. Dessa forma, este estudo pode servir como alerta à comunidade científica e aos gestores de saúde pública sobre a necessidade de discutir os aspectos de segurança nos procedimentos anestésicos, pois os pacientes nesta faixa etária parecem estar associados a maior ocorrência de parada cardíaca (PC). Assim, realizou-se revisão sistemática de estudos observacionais com análise de metarregressão para avaliar se houve alteração na incidência de PC por fator anestésico ao longo do tempo. O intervalo de confiança (IC) utilizado foi de 95% com significância estatística de p < 0,05. Foram incluídos 8 estudos com 622.624 pacientes geriátricos submetidos à anestesia. A metarregressão mostrou redução significativa da incidência de PC por fator anestésico ao longo do tempo (inclinação: -0,0699; IC 95%: -0,1394 a -0,0003; p: 0,04). A incidência de PC por fator anestésico em pacientes geriátricos diminuiu significativamente nos últimos 40 anos devido à introdução de novas técnicas e medicações anestésicas, aos novos monitores de alta qualidade e ao aumento no número de anestesiologistas com melhor treinamento e experiência, ressaltando a importância do investimento em saúde, em educação e no desenvolvimento de protocolos de segurança.
Não há conflitos de interesse relacionados a este estudo.
Bolsa: PIBIC/CNPq.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com