Introdução: A Doença de Still do Adulto (DSA) é uma poliartrite crônica soronegativa associada a doença inflamatória sistêmica, que apresenta grande dificuldade diagnóstica, sendo um diagnóstico de exclusão, muitas vezes confundido com outros diagnósticos mais comuns. Os critérios de Yamaguchi são utilizados na classificação da DSA. A erupção cutânea característica, de aspecto maculo-papuloso, evanescente, eventualmente pruriginosa, que ocorre na maioria dos pacientes, é um dos critérios clínicos para o diagnóstico. Entretanto, formas atípicas de erupção cutânea e lesões urticariformes na DSA são descritas, o que faz necessário o alerta quanto a suspeição diagnóstica. Relato do caso: Paciente feminina, de 26 anos, com lesões urticariformes difusas, pruriginosas, de início súbito, disseminadas pelo corpo, e lesões secundárias a escoriação, acompanhadas de mialgia, poliartrite inflamatória, dactilite, febre e odinofagia. Exames laboratoriais com presença de leucocitose, com predomínio de neutrófilos. Proteína C Reativa, Velocidade de Hemossedimentação e Ferritina sérica elevados. Perfil imune apresentando Fator Antinúcleo e Fator Reumatoide negativos. Após hipóteses diagnósticas e tratamentos errôneos, foi levantada hipótese diagnóstica de DSA, para o qual a paciente preencheu os critérios classificatórios de Yamaguchi. Discussão: Dermatologistas e médicos clínicos precisam estar aptos a suspeitar de DSA, visto que o diagnóstico precoce pode ser decisivo na conduta e prognóstico. A suspeita de DSA deve ser feita na presença de erupções cutâneas atípicas ou mesmo na ausência de manifestações cutâneas, em quadro clínico e achados laboratoriais condizentes.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com