Caracterização do escolar atendido no Programa de Saúde do Escolar de um Centro de Saúde Escola

  • Autor
  • Isabella Andreazza de Freitas
  • Co-autores
  • Marianna Cristina Romeu Coelho , Carlos Alexandre Hattori Tiba , Lidia Raquel de Carvalho , Eliana Goldfarb Cyrino , Cátia R.B. Fonseca
  • Resumo
  • Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, 5% da população escolar brasileira atual possui alguma dificuldade no aprendizado. Dados recentes sobre o tema são escassos, prejudicando o entendimento da real magnitude do problema. Objetivo: Caracterizar os escolares encaminhados para avaliação multidisciplinar, por dificuldade na escolarização, em um Programa de Saúde do Escolar (PSE). Método: Os dados foram obtidos pela aplicação de questionários aos escolares e responsáveis encaminhados para o PSE num Centro de Saúde Escola, janeiro a junho de 2019. Projeto aprovado pelo CEP. Análise estatística realizada pelo SPSS, nível de significância de 5%. Resultados: Dos 23 escolares avaliados até o momento, 88% eram do sexo masculino (p<0,05); 12 (52%) acima de 10 anos de idade. Dezesseis (70%) autodenominaram-se brancos. Vinte e um (95%) estudam em escola pública e 4% em particular. Escolaridade materna: 60% finalizaram o Ensino Médio e, 4% o Ensino Superior. Três (13%) escolares relataram sentir-se como ‘estranhos’ na escola (p<0,0001). Dezenove (82,6%) referem que o professor está disponível para esclarecer dúvidas; porém um (4,3%) entrevistado relata que o professor nunca pode responder as perguntas (p <0,0001). Entre os maiores de 10 anos, o estudo como perspectiva de uma profissão futura foi mais frequente (90%), enquanto que entre os menores de 10 anos, 88,9% referiram o aprendizado em si (p=0,002). Conclusão: A caracterização dos escolares do estudo mostra a realidade brasileira, de brancos, em escola pública. As mães apresentam um bom nível de escolaridade e há diferença na percepção da importância dos estudos entre crianças e adolescentes.

  • Palavras-chave
  • Saúde do Escolar, Criança, Sintomas, Queixas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV - Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
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O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:

 

IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico

Aluna: Paula Naomi Morimoto

Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"

 

XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental

Aluna: Maísa Ayumi Kimura

Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"

 

XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso

Aluna: Elizandra Gomes Pereira

Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"

 

X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde

Aluna: Vitória Mariah Giriboni

Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"

 

I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde

Aluna: Júlia Lisbôa Guedes

Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"

 

I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão

Aluna: Luísa Rocco Banzatto

Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"

  • I - Clínico
  • II - Experimental
  • III - Relato de Caso
  • IV - Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
  • V - Ciências aplicadas em Saúde
  • VI - Projeto de Extensão

Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:

cientifico.cmab@gmail.com