Em Botucatu/SP, o índice da mortalidade infantil triplicou em 2014, foram 4,79 mortes a cada 100 nascidos vivos, índice que saltou para 13,97, alta de 192%. Para contribuir com a redução destes dados vem se desenvolvendo trabalho interprofissional com participação de graduandos em medicina, enfermagem e nutrição e educação permanente com profissionais de saúde da APS do Município. O objetivo é relatar a experiência do projeto de intervenção realizado junto a USF do Santa Maria, envolvendo docentes, alunos e profissionais deste serviço. Estão sendo realizadas reuniões quinzenais entre graduandos e professores que visam discutir a temática da educação interprofissional e recém-nascido de risco, visto que os alunos são de séries iniciais e ainda não tiveram a temática no currículo. Realizou-se também visita e entrevista aos profissionais da USF do Santa Maria e Clínica do Bebê para entender o fluxo do atendimento ao recém-nascido de risco. A partir destes dados foi possível identificar demandas, como cuidados de promoção e prevenção as crianças menores de um ano, higiene mental e alimentação que serão trabalhadas em visitas domiciliares na próxima etapa, bem como revisão da ficha de acompanhamento estabelecida no município qualificando as informações sócio-demográficas, de pré-natal e nascimento. O projeto tem possibilitado discutir a promoção da educação interprofissional entre alunos dos diferentes cursos a aprender entre si, com professores/tutores e profissionais de saúde da USF, incentivando a prática colaborativa e a educação permanente dos profissionais envolvidos. Espera-se, desta maneira, atender às demandas da comunidade bem como às demandas da formação em saúde.
O XXVIII CMAB foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019, sendo premiado o primeiro colocado de cada categoria:
IV Prêmio Profa. Dinah Borges de Almeida - Categoria Clínico
Aluna: Paula Naomi Morimoto
Trabalho: "Efeitos de um programa de exercício físico combinado sobre a função cardíaca e a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca"
XXIII Prêmio Prof. William Saad Hossne - Categoria Experimental
Aluna: Maísa Ayumi Kimura
Trabalho: "Comportamento e relação da TAK1, da Cyld e do complexo ITCH durante a evolução do infarto experimental"
XI Prêmio Prof. Domingos Alves Meira - Categoria Relato de Caso
Aluna: Elizandra Gomes Pereira
Trabalho: "Doença de Still do adulto com padrão cutâneo atípico: relato de caso"
X Prêmio Profa. Cecília Magaldi - Categoria Atenção Primária à Saúde/Educação em Saúde
Aluna: Vitória Mariah Giriboni
Trabalho: "Perfil dos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu"
I Prêmio Prof. Augusto Cezar Montelli - Categoria Ciências Aplicadas à Saúde
Aluna: Júlia Lisbôa Guedes
Trabalho: "Alterações hematológicas, bioquímicas e no sistema antioxidante em médicos expostos ocupacionalmente aos resíduos de gases anestésicos durante um ano e meio de residência médica"
I Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior - Categoria Projeto de Extensão
Aluna: Luísa Rocco Banzatto
Trabalho: "Conviver com Parkinson: Projeto terapêutico interprofissional no cuidado ao paciente e a educação permanente para os cuidadores na Atenção primária à saúde"
Comissão Científica do XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu:
cientifico.cmab@gmail.com