PROFESSOR DE HISTÓRIA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Stéphane de Souza Martins
  • Resumo
  • A pesquisa a ser apresentada partiu do relatório final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por meio do projeto “(COM)Prova: investigando concepções, perspectivas, processos e práticas de avaliação da aprendizagem na área de história”. Entre relatos e discussões teóricas, inicialmente foi pretendido a partir da pesquisa bibliográfica definir o que significa Avaliação da Aprendizagem, para que através das entrevistas realizadas, fosse identificado os aspectos norteadores da Avaliação na disciplina de História no Ensino Médio, analisando como, quando, para que e o que se avalia. Algumas destas reflexões desenvolvidas neste relatório, contribuíram para uma compreensão epistemológica com o sentido de desenvolver uma nova postura avaliativa, sendo necessário romper com a cristalização e a hierarquização dos saberes. As entrevistas foram realizadas junto a professores do Ensino Médio de escolas do Recife-PE escolhidas a partir dos dados de desempenho disponibilizados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No que concerne a definição da Avaliação da Aprendizagem trabalhamos, como base teórica, com autores que buscam destacar qual a relação de uma avaliação significativa com o cotidiano escolar e qual a importância da mesma na concepção mais recente da prática pedagógica, em que pretende-se ressaltar a heterogeneidade e as vivências individuais dentro da sala de aula. Para além disso, procuramos entender a avaliação como um negócio, não tendo um fim em si, mas fazendo parte de um processo de funcionamento didático que permite não somente selecionar, mas orientar permitindo um controle da aprendizagem dos alunos. As pesquisas que serão apresentadas, fazem parte de um processo de análise da fala de professores entrevistados por vídeo-chamadas devido a atual situação de pandemia do COVID-19. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com as reflexões propostas pelo campo do ensino de história, ampliando as discussões e os estudos sobre avaliação da aprendizagem, bem como problematizando as transformações vivenciadas pelos professores nas práticas de avaliação. Estamos procurando saber o que muda quando se adota novas maneiras de avaliar sem uma proposta pedagógica e que esteja comprometida com o democrático.

  • Palavras-chave
  • Avaliação da Aprendizagem; Ensino Médio; Ensino de História.
  • Área Temática
  • História (SEDE)
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr