RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) PARA ENSINO DE LITERATURA: ORGANIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM FOCO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS NA CULTURA DIGITAL.

  • Autor
  • MARIA KALINE DE LIMA PEDROZA
  • Co-autores
  • Ivanda Maria Martins Silva
  • Resumo
  •  

    O ensino de literatura é comumente orientado por abordagens anacrônicas e tradicionais na educação básica, em função de planejamentos didáticos sem muitas articulações com as inovações pedagógicas e tecnológicas que surgem continuamente no dinamismo da cultura digital. É preciso se repensar o planejamento didático para o ensino de literatura, com foco em propostas articuladas com as potencialidades de uma educação literária aberta, por meio da utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA). Tais recursos podem contribuir para o repensar de sequências didáticas para ensino de literatura em conexão com as potencialidades dos REA. O objetivo geral desta pesquisa é investigar Recursos Educacionais Abertos (REA) disponíveis em plataformas digitais de Educação Aberta (EA), visando à organização de sequências didáticas para ensino de literatura, com foco em práticas de letramentos literários na cultura digital. Como questão norteadora da pesquisa, temos o seguinte questionamento: como repensar sequências didáticas para ensino de literatura, considerando características e potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para motivar práticas de letramentos literários na educação básica? No aporte teórico, priorizamos as seguintes referências de estudos sobre letramentos digitais e Recursos Educacionais Abertos (REA) - Soares (2002), Santaella (2004), Santana; Rossini; Pretto (2012). No que tange às reflexões sobre o ensino de literatura no contexto da cultura digital, a pesquisa fundamenta-se nos trabalhos de Cosson (2006); Silva (2003, 2005, 2006); Cereja (2005); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2006), entre outros. No tocante à metodologia utilizada, realizamos pesquisa exploratória e utilizamos a abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa enquadra-se no desenho descritivo/interpretativo. Os resultados da análise dos portais, e a proposição da sequência didática nos trazem provocações sobre como inserir REA no contexto de ensino de literatura no nível médio, bem como os desafios e as possibilidades dessa inserção. Esperamos que o estudo colabore na motivação da inserção de Recursos Educacionais Abertos no viés do letramento literário.

  • Palavras-chave
  • REA, Ensino de Literatura, Letramento Literário.
  • Área Temática
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr