Esse trabalho objetiva transformar questões que discorrem sobre aspectos do conteúdo de Estequiometria, presentes em livros didáticos de Química do ensino médio aprovados no PNLD-2018, em problemas do tipo escolar, segundo a Abordagem de Resolução de Problemas. Para isso foram analisados os enunciados das questões a partir de elementos que constituem as categorias exercícios e problemas. Em seguida, algumas questões caracterizadas como exercícios foram transformadas em problemas. Os resultados apontam que a grande maioria das questões analisadas nos livros se caracteriza como exercícios porque apresentam os seguintes aspectos no seu enunciado: dados explícitos, resultado pré-estabelecido, foco disciplinar, possibilidades de respostas (certo ou errado), visam a memorização e reprodução do conhecimento e privilegiam a aplicação de algoritmos e fórmulas para sua resolução. Percebe-se também que estratégias específicas podem ser adotadas para transformar enunciados de exercícios em problemas de Química do tipo escolar. Por fim, o estudo pode contribuir para que os professores possam aprender a elaborar novos materiais didáticos (problemas) a partir do livro didático de Química e usá-los nas aulas de Estequiometria. Além de poder perceber que problemas e exercícios são recursos importantes e apresentam finalidades educativas distintas no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Resolução de problemas; Estequiometria; Livro didático; Química; Ensino médio; PNLD-2018; Ensino de Química.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
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Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
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Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
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Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
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Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
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Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
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Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
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Watson Arantes Gama Jr