Prevalência de Transtornos Mentais Comuns em Professores do CODAI/UFRPE: Resultados Preliminares

  • Autor
  • Guilherme Oliveira de Lima
  • Co-autores
  • Reginete Cavalcante Pereira
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) apresentam sintomas como irritação, ansiedade, depressão, insônia, fadiga, dificuldade de concentração, esquecimento e estresse. É uma condição que não implica diagnóstico psiquiátrico formal. A Organização Mundial de Saúde sinaliza que os TMC acometem cerca de 10% dos trabalhadores empregados. A Organização Internacional do Trabalho afirma que a docência é uma profissão que ocupa o   segundo lugar em categoria profissional no mundo a adquirir doenças ocupacionais. OBJETIVO: Investigar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) nos professores do CODAI. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, realizada com os docentes efetivos.  Foi utilizado um questionário sociodemográfico e   o Self Report Questionnaire (SRQ – 20) que investiga os sintomas de TMC, o  ponto de corte adotado neste estudo com o SRQ - 20 foi de sete ou mais respostas positivas. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e registrado sob CAAE  Nº  30779520.2.0000.9547.  RESULTADOS: Este estudo apresenta os resultados de um estudo preliminar a respeito dos TMC com docentes. Dos   61 professores efetivo do CODAI foram entrevistados inicialmente 19. Considerando o período de pandemia quase 60% informaram está com preocupação excessiva em relação ao vírus do COVID 19 e com medo de perder a vida.  A prevalência    de  TMC  estimada  nesta  pesquisa foi de 10,5%. Os sintomas dos TMC que apresentaram maiores percentuais foram: nervosismo (63,2%) e  tristeza (57,9%). Quanto aos aspectos biosociodemográficos 57,9 % do sexo feminino, 36%   têm menos de 39 anos de idade, 47,4% se declaram pardo, 73,7 % são casados. 52,6% estão acima do peso ideal. A prevalência de TMC encontrada neste estudo mostrou-se  menor quando  comparada  com outros  estudos  envolvendo docentes em instituição pública, acredita-se que essa diferença pode ser decorrente do tamanho da amostra por se tratar de resultados parciais.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os dados preliminares deste estudo permitem traçar o perfil dos professores do CODAI no tocante aos TMC.  Em tempos de pandemia levantar informações para subsidiar propostas que possam minimizar os danos e trazer proteção ao professor torna-se imprescindível com vistas às políticas de proteção a esse trabalhador.

  • Palavras-chave
  • Professores, Transtornos Mentais Comuns, Pandemia
  • Área Temática
  • CODAI
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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