A frequente utilização das metodologias ativas na sala de aula tem possibilitado uma transformação no âmbito educacional, na relação professor/estudante, e consequentemente, nos processos de ensino e aprendizagem. O Design Thinking (DT) é uma das metodologias ativas que, embora seja atual, seu uso ainda está começando a se tornar presente nas práticas docentes. Na tentativa de disseminar ainda mais essa metodologia e observar sua utilização no ensino das Ciências, esta pesquisa teve como propósito analisar os objetivos e as aplicações dos trabalhos publicados sobre o Design Thinking no ensino das Ciências da Natureza e apresentar um plano de aula que envolva essa metodologia e o ensino de química. Para tanto, a pesquisa apresenta primeiramente uma abordagem de natureza exploratória, em que realizamos uma revisão sistemática da literatura (RSL) para compreender a quantidade e a relevância de trabalhos publicados sobre essa temática. A investigação da RSL foi dividida em cinco etapas: definição da pergunta de pesquisa; busca de evidências; revisão e seleção dos estudos; análise dos estudos escolhidos e apresentação dos resultados, logo em seguida realizamos uma pesquisa em uma escola da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco e elaboramos um plano de aula baseado nas respostas obtidas. Após a análise dos dados, os resultados mostram que a utilização do Design Thinking no ensino das Ciências da Natureza tem sido considerada eficiente, embora sua utilização em sala de aula ainda seja tímida, pois sua preparação demanda tempo, conhecimento e comunicação. Ademais, os resultados revelam que o DT tem sido aplicado de três formas diferentes na educação: como abordagem de inovação; metodologia para resolução de problemas e estratégia de ensino e aprendizagem. Embora os trabalhos relatem que existam dificuldades para a inserção do design thinking no ensino, eles demonstram uma satisfação por parte dos estudantes e dos professores quando aplicado. A utilização do Design Thinking como metodologia ativa no ensino das Ciências da Natureza aponta para a necessidade de que sejam realizados mais estudos nessa área, como também, se torne uma metodologia mais utilizada pelos professores.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr