Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino: um estudo a partir da Aprendizagem Tecnológica Ativa

  • Autor
  • Rhaysa Myrelle Farias do Nascimento
  • Co-autores
  • Bruno Silva Leite
  • Resumo
  • A frequente utilização das metodologias ativas na sala de aula tem possibilitado uma transformação no âmbito educacional, na relação professor/estudante, e consequentemente, nos processos de ensino e aprendizagem. O Design Thinking (DT) é uma das metodologias ativas que, embora seja atual, seu uso ainda está começando a se tornar presente nas práticas docentes. Na tentativa de disseminar ainda mais essa metodologia e observar sua utilização no ensino das Ciências, esta pesquisa teve como propósito analisar os objetivos e as aplicações dos trabalhos publicados sobre o Design Thinking no ensino das Ciências da Natureza e apresentar um plano de aula que envolva essa metodologia e o ensino de química. Para tanto, a pesquisa apresenta primeiramente uma abordagem de natureza exploratória, em que realizamos uma revisão sistemática da literatura (RSL) para compreender a quantidade e a relevância de trabalhos publicados sobre essa temática. A investigação da RSL foi dividida em cinco etapas: definição da pergunta de pesquisa; busca de evidências; revisão e seleção dos estudos; análise dos estudos escolhidos e apresentação dos resultados, logo em seguida realizamos uma pesquisa em uma escola da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco e elaboramos um plano de aula baseado nas respostas obtidas. Após a análise dos dados, os resultados mostram que a utilização do Design Thinking no ensino das Ciências da Natureza tem sido considerada eficiente, embora sua utilização em sala de aula ainda seja tímida, pois sua preparação demanda tempo, conhecimento e comunicação. Ademais, os resultados revelam que o DT tem sido aplicado de três formas diferentes na educação: como abordagem de inovação; metodologia para resolução de problemas e estratégia de ensino e aprendizagem. Embora os trabalhos relatem que existam dificuldades para a inserção do design thinking no ensino, eles demonstram uma satisfação por parte dos estudantes e dos professores quando aplicado. A utilização do Design Thinking como metodologia ativa no ensino das Ciências da Natureza aponta para a necessidade de que sejam realizados mais estudos nessa área, como também, se torne uma metodologia mais utilizada pelos professores.

  • Palavras-chave
  • Revisão sistemática da literatura, Design Thinking, Ensino das ciências, Ciências da natureza.
  • Área Temática
  • Química (SEDE)
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr