PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INSERÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NAS ESCOLAS DO SERTÃO DO PAJEÚ

  • Autor
  • Natália Tadeu de Araújo Carvalho
  • Resumo
  •  

    Este trabalho visa investigar as percepções dos professores da Educação Básica das escolas do sertão do Pajeú-PE sobre a homologação da Base Nacional Comum Curricular, procurando revelar o nível de satisfação em relação ao documento. As questões de pesquisa que pretendemos responder dizem respeito a: 1) reconhecer como se deu a participação dos docentes das redes municipais de ensino das cidades pernambucanas de Quixaba, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira na produção da BNCC; 2) conhecer as expectativas dos professores em relação à influência do documento na escola; 3) identificar suas percepções sobre a proposta curricular e sua possível vivência na prática pedagógica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB. Lei n.º 9.394/1996), a Base deve guiar os currículos dos sistemas e redes de ensino e propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como recursos metodológicos, vamos nos utilizar de entrevistas semiestruturadas (ALVES e SILVA, 1992) e de análise documental (CECHINEL, et al. 2016) além de fazer revisão bibliográfica sobre o tema através de estudiosos da Educação (MACEDO, 2015, 2019; SAVIANI, 2016; MARSIGLIA, 2017) e da Linguística (GERALDI, 2015; STRIQUER, 2019; PACHECO, 2017). Nossos resultados primários sugerem que há certa resistência em aderir ao uso da BNCC pelo fato de que alguns docentes não se sentirem incluídos do documento desde sua elaboração. Além disso, foi possível perceber através do questionário semiestruturado que a maioria dos professores desconhece o conteúdo do referencial curricular nacional. 

  • Palavras-chave
  • Base Nacional Comum Curricular; Formação Continuada de Professores; Educação Básica.
  • Área Temática
  • UAST - Licenciatura em Letras
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

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