CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO QUANTO À ACEITAÇÃO E USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ALTERNATIVAS NA EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Stéffany Laynny dos Santos Silva
  • Resumo
  •  

    O alvo do estudo é analisar o uso e a aceitação de ferramentas tecnológicas por docentes de cursos de Administração de diferentes Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Pernambuco, tendo como destaque os seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para tanto, é primordial compreender a relação das ferramentas com a instituição e, por conseguinte, os docentes, uma vez que, esses são estimulados a lidar com tais ferramentas no seu ambiente de trabalho para realização de suas atividades de docência boa parte do tempo. A UTAUT é a direcionadora deste estudo, pois permite a compreensão a respeito do tema, fomenta conhecimento e provoca discussões que possibilitam o surgimento de ideias que podem contribuir para a ampliação do entendimento sobre a temática. Quanto à metodologia, o questionário contempla aspectos de perfil dos docentes, bem como dos construtos da Teoria de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT) a fim de compreender a aceitação e uso de ferramentas tecnológicas alternativas à educação para o ensino híbrido o qual está estruturado em 6 seções. Obteve-se um total de 73 respondentes. Os principais resultados apontam que a maior parte dos respondentes possuem formação acadêmica com titulação de doutor, são experientes no campo da docência e que têm habilidades satisfatórias com a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Costumam acessar regularmente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição, o fazem por meio de equipamentos pessoais (notebook) e apesar das facilidades que a ferramenta propicia não acreditam na redução da carga de trabalho. Porém, acreditam na melhoria do seu desempenho em sala de aula proporcionada pelo uso do AVA e na relevância dessa ferrramenta para o curso de Administração, ainda que divididos quanto à melhoria do rendimento dos discentes.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias; Docentes; Administração; AVA; Uso e Aceitação; UTAUT.
  • Área Temática
  • Administração (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr