Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de licenciatura em Química sobre a natureza da tecnologia como indicadores da alfabetização científica e tecnológica

  • Autor
  • José Josiel Régis Júnior
  • Co-autores
  • Ruth do Nascimento Firme
  • Resumo
  • A tecnologia faz parte de diversos contexto do mundo atual, fato este que corrobora com a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por parte dos cidadãos. A ACT contempla, além dos conceitos e procedimentos científicos, a compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia. Na pesquisa, direcionamos nosso estudo para a Natureza da Tecnologia (NdT) como uma componente da ACT, e mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química.

    Portanto, nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes sobre a natureza da tecnologia como indicadores da alfabetização científica e tecnológica. Do ponto de vista metodológico, adotamos abordagens qualitativa e quantitativa dos dados e seguimos como etapas metodológicas: 1) revisão da literatura sobre ACT, Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (COCTS), e a Natureza da Tecnologia (NdT); 2) seleção das questões do COCTS que serão aplicadas com os estudantes do curso de licenciatura em Química; 3) aplicação do COCTS com estudantes; e 4) análise qualitativa e quantitativa das respostas dos estudantes do curso de licenciatura em Química às questões do COCTS.

    As análises realizadas foram relativas ao atendimento aos seguintes objetivos: diagnosticar crenças e atitudes de estudantes, do último período do curso, sobre a NdT; identificar crenças e atitudes de estudantes que participam/participaram dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP), sobre a NdT; caracterizar crenças e atitudes de estudantes, dos turnos diurno e noturno, sobre a NdT; identificar crenças e atitudes de estudantes que participaram/participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIC). 

    Neste sentido, como resultados, destacamos que os estudantes de todos os grupos expressaram fragilidades quanto a compreensão da NdT. No geral, foram obtidos resultados que indicaram um distanciamento e uma moderada aproximação entre as crenças e atitudes dos estudantes e a percepção dos juízes peritos sobre NdT.

     Portanto, de modo geral, entendemos que esses resultados relativos aos estudantes de licenciatura em química sinalizam fragilidades em suas crenças e atitudes sobre a NdT, implicando um comprometimento na ACT deles. Nesse sentido, destacamos a necessidade de pesquisas nesta direção. 

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização científica e tecnológica, natureza da tecnologia, formação inicial de professores, crenças e atitudes discentes.
  • Área Temática
  • Química (SEDE)
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr