A variação linguística pode ser compreendida como um conjunto de fenômenos que está presente dentro de uma língua em suas realizações faladas ou escritas. Segundo Bagno (2007), diferentemente da norma-padrão que é homogênea e artificial, a língua, na concepção dos sociolinguistas é intrinsecamente heterogênea, múltipla, variável, instável, que está em um processo contínuo de construção. Na esfera educacional percebemos que o ensino de língua materna esteve por muito tempo associado ao prescritivismo, voltado apenas à transmissão da Gramática Normativa. Com isso, acabava excluindo as demais experiências sociocomunicativas dos alunos, desconsiderando as variedades linguísticas que fazem parte da realidade social. Entretanto, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) as orientações oficiais recomendam o reconhecimento e respeito às variedades não padrão existentes no país, princípio que é confirmado no texto da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Essa nova visão deve impulsionar mudanças na concepção e práticas de ensino de línguas, a escola passa a ser a principal responsável por proporcionar ao aluno o contato com a pluralidade discursiva, promovendo reflexões sobre a dinamicidade da língua e seu uso real, com a finalidade de expandir a competência comunicativa do discente. Neste trabalho, realizamos uma análise documental de natureza qualitativa e base interpretativista da versão homologada da BNCC (BRASIL,2017), tendo como objetivo central analisar o tratamento da Variação Linguística no documento. Especificamente, pretendemos: 1) Investigar a concepção de língua que fundamenta a Base Nacional Comum Curricular; 2) Apresentar a estrutura da BNCC, em especial a área de Linguagens; e 3) Analisar o tratamento dispensado ao fenômeno da variação linguística em todos os eixos de ensino das línguas (português e inglês) das turmas do ensino fundamental II. Para tanto, nos fundamentamos em aportes da Sociolinguística Variacionista, através de autores como, Bagno (2004, 2006 e 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Coelho et al (2020), Faraco (2004, 2008) e Lucchesi (2004). Nossos resultados parciais apontam para existência de referências à Variação em diferentes trechos da BNCC, por exemplo, nas competências gerais da educação básica e em habilidades de todos os eixos de ensino de línguas, a saber: Leitura/Escuta, Produção (escrita e multissemiótica), Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr