Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino: um estudo a partir da Aprendizagem Tecnológica Ativa

  • Autor
  • Audson Matheus Dias de Paula
  • Co-autores
  • Bruno Silva Leite
  • Resumo
  •  

    A sociedade tem mudado bastante no início do século XXI. A educação do século anterior não é mais o suficiente para este mundo globalizado e conectado. A forma de lecionar também mudou. As metodologias ativas buscam auxiliar na mudança do papel do professor e do estudante na construção do conhecimento. Esses métodos ativos propõem facilitar a aprendizagem do aluno e o provocar a construir seu conhecimento. Semelhantemente, as tecnologias digitais nos surpreendem cada vez mais. E em um mundo tão conectado, as aulas não podem ser como na época das cavernas. As tecnologias digitais foram criadas para facilitar a vida da sociedade e são ferramentas indispensáveis neste mundo moderno. Tanto a metodologias ativas quanto as tecnologias digitais auxiliam o ensino de química isoladamente, mas foi pensado numa proposição onde ambas trabalham em conjunto. Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA) é um modelo que mistura o uso de tecnologias digitais em conjunto com metodologias ativas. E a partir da ATA, foi investigado a implementação deste novo método com auxílio do ensino híbrido, que mescla momentos presenciais e a distância. Esta pesquisa propôs um videocast para introduzir questionamentos nos estudantes sobre cinética química e fatores que influenciam a velocidade de uma determinada reação, buscando expor o conteúdo a partir dos questionamentos dos alunos. Além disso, deve ser incentivado que os estudantes assistam o videocast e executem as reações com algum familiar para promover relações sociais dentro de cada lar. Neste mundo conectado, o contato físico até mesmo com a família pode ser pouco e essa é uma oportunidade de aprender e criar boas memórias.

     

  • Palavras-chave
  • Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Tecnológica Ativa
  • Área Temática
  • Química (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

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