ABORDAGEM HÍBRIDA PAUTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOQUÍMICOS COM BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Autor
  • Gabriela Pinheiro Gomes de Oliveira
  • Resumo
  •  

    A Bioquímica trata de processos microscópicos atrelados ao universo macroscópico, investigando suas estruturas e organização, bem como processos metabólicos que compõem os seres vivos. O ensino de Bioquímica vem enfrentando dificuldades tanto pela natureza complexa que a disciplina apresenta quanto pela fragmentação e a descontextualização do conteúdo, reforçando uma aprendizagem mecânica e sem significado. Buscando corroborar com o pensamento complexo e uma prática docente mais contextualizada, utilizamos Metodologias Ativas, corroboradas com a aprendizagem significativa, Ensino Híbrido e  Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar uma Ação Pedagógica Inovadora a partir da ABP, por meio de uma abordagem híbrida, tendo em vista a construção de conceitos bioquímicos, pautada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A pesquisa foi realizada no âmbito de uma disciplina de Bioquímica, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES), tratando-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, cabendo ao pesquisador descrever os sujeitos de pesquisa ou cenário, analisar dados, identificar temas ou categorias e finalmente, fazer uma interpretação ou tirar conclusões sobre o seu significado. Foi realizado o acompanhamento da turma de modo integral no decorrer do semestre letivo, por meio de presença nas aulas, coleta do material produzido, incluindo um questionário de avaliação de concepções prévias, bem como a coleta de produções coletivas. A pesquisa envolveu uma sequência de ações inovadoras baseada na ABP, através da construção de projetos autênticos e realistas, baseados em uma questão ou problema altamente motivador, para ensinar conteúdos acadêmicos no contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas. Foi possível perceber a importância do mapeamento das concepções prévias para o desenvolvimento de ações pedagógicas que tornam a aprendizagem mais significativa. Ademais, verificamos que o Ensino Híbrido contribuiu para uma aprendizagem personalizada e  otimização do tempo em sala de aula. Os projetos elaborados apresentaram construção e articulação conceitual de forma contextualizada e aprofundada, em uma visão sistêmico-complexa. Por fim, concluímos que a ação pedagógica inovadora desenvolvida se configurou como um instrumento pedagógico facilitador no processo de ensino e aprendizagem para a construção de conceitos bioquímicos.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Aprendizagem Significativa.
  • Área Temática
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr