A Bioquímica trata de processos microscópicos atrelados ao universo macroscópico, investigando suas estruturas e organização, bem como processos metabólicos que compõem os seres vivos. O ensino de Bioquímica vem enfrentando dificuldades tanto pela natureza complexa que a disciplina apresenta quanto pela fragmentação e a descontextualização do conteúdo, reforçando uma aprendizagem mecânica e sem significado. Buscando corroborar com o pensamento complexo e uma prática docente mais contextualizada, utilizamos Metodologias Ativas, corroboradas com a aprendizagem significativa, Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar uma Ação Pedagógica Inovadora a partir da ABP, por meio de uma abordagem híbrida, tendo em vista a construção de conceitos bioquímicos, pautada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A pesquisa foi realizada no âmbito de uma disciplina de Bioquímica, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES), tratando-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, cabendo ao pesquisador descrever os sujeitos de pesquisa ou cenário, analisar dados, identificar temas ou categorias e finalmente, fazer uma interpretação ou tirar conclusões sobre o seu significado. Foi realizado o acompanhamento da turma de modo integral no decorrer do semestre letivo, por meio de presença nas aulas, coleta do material produzido, incluindo um questionário de avaliação de concepções prévias, bem como a coleta de produções coletivas. A pesquisa envolveu uma sequência de ações inovadoras baseada na ABP, através da construção de projetos autênticos e realistas, baseados em uma questão ou problema altamente motivador, para ensinar conteúdos acadêmicos no contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas. Foi possível perceber a importância do mapeamento das concepções prévias para o desenvolvimento de ações pedagógicas que tornam a aprendizagem mais significativa. Ademais, verificamos que o Ensino Híbrido contribuiu para uma aprendizagem personalizada e otimização do tempo em sala de aula. Os projetos elaborados apresentaram construção e articulação conceitual de forma contextualizada e aprofundada, em uma visão sistêmico-complexa. Por fim, concluímos que a ação pedagógica inovadora desenvolvida se configurou como um instrumento pedagógico facilitador no processo de ensino e aprendizagem para a construção de conceitos bioquímicos.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr