Analise de sequências didáticas elaboradas no contexto de uma comunidade virtual de prática com foco nas orientações propostas pela nova BNCC

  • Autor
  • Jakson Carlos Lins Leite
  • Resumo
  •  

    Este resumo apresenta parte dos resultados do nosso Projeto de Iniciação Científica, que buscou analisar as práticas docentes em Química, orientadas pela nova (BNCC). Neste trabalho, tivemos como objetivo analisar sequências didáticas elaboradas no contexto de uma comunidade virtual de prática (CvP). Buscamos, através da análise de Sequências Didáticas (SDs), elaboradas por professores em formação e professores que já atuam efetivamente na sala de aula, identificar práticas e concepções quanto ao desenvolvimento das Sequências Didáticas. De acordo com Zabala (1998), Sequência Didática é um conjunto de atividades ordenadas e estruturadas entre si, desenvolvidas para se atingir um objetivo de aprendizagem que tenham um início e um fim bem definidos e conhecido tanto pelos professores quanto pelos alunos. Para analisar as SDs, procuramos relacioná-las as dimensões pedagógica e epistemológica apontadas por Méheut e Psillos (2004), relacionando aos critérios estruturantes para uma SD, proposto por Cruz (2016). Ao todo, foram elaboradas 5 SDs sobre os seguintes temas: Substâncias e misturas; O agro é POP? O vírus da fome no Brasil: alimentação e sociedade; Aprendendo Biologia e Química com o uso do Bioma Mata Atlântica; Agrotóxicos e os efeitos para a sociedade; e Tabela periódica e elementos químicos. De acordo com as atividades apresentadas, observamos que a SD contempla as dimensões pedagógicas e epistemológicas. Sobre a dimensão epistemológica, foi possível observar que, de maneira geral, as atividades propostas possibilitam a valorização das concepções prévias dos alunos e a aproximação destes entre o mundo material e o conhecimento científico, se colocam como uma forma de poder acompanhar e avaliar a progressão nos conhecimentos dos alunos. Na dimensão pedagógica, as atividades proporcionam a discussão e as ideias dos alunos bem como pode abrir espaço para as interações sociais em sala. Além disso, a proposição das atividades poderia garantir que os alunos expusessem e discutissem seus trabalhos, fortalecessem as relações sociais nas interações entre seus pares e com o professor, estas foram de grande importância para compreendermos um pouco da dinâmica que é a atividade de planejar, elaborar e colocar em prática ações que possibilitem melhorias no Ensino de Ciências da Natureza.

     

  • Palavras-chave
  • Sequência didática, formação de professores, ensino de química
  • Área Temática
  • UAST - Licenciatura em Química
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr