Objetivou-se avaliar o efeito do uso de aditivos e do tempo de armazenamento sobre as perdas, qualidade fermentativa, composição química e digestibilidade in vitro de silagens de restos de cultura do abacaxi (RECA). Na confecção das silagens, parte do material foi ensilado sem a adição de aditivo e parte foi ensilado aditivado com fubá de milho ou farelo de trigo na proporção de 25% da matéria natural do resíduo, resultando em três tratamentos experimentais: (silRECA), (silRECA+FM) e (silRECA+FT). As silagens foram confeccionadas em silos experimentais de PVC. Antes do enchimento, os silos foram pesados e, no fundo de cada silo, foram adicionados 6 kg de areia lavada e seca, acondicionada em saco de tecido de algodão objetivando a quantificação do efluente. Transcorridos os tempos de armazenamentos estabelecidos (90 e 120 dias), os silos foram abertos e da parte central foram recolhidas amostras das silagens e encaminhada ao laboratório para realização das análises bromatológicas. A adição dos aditivos absorventes aumentou (P<0,05) a massa específica das silagens aditivadas se comparada com a silagem controle (silRECA). O tempo de armazenamento de 120 dias diminuiu (P<0,05) o índice de recuperação de MS e aumentou (P<0,05) as perdas totais de MS das silagens de RECA sem aditivo. O teste sinalizou aumento (P<0,05) nas perdas por efluentes em todos os tratamentos à medida que se prolongou o tempo de armazenamento. As perdas associadas a quantidade e qualidade foram muito mais marcantes na silRECA pura, aos 120 dias de armazenamento, provando o efeito positivo do uso de aditivos para a conservação de RECA. Por outro lado, notou-se aumento nos coeficientes de digestibilidade e NDT tanto nas silagens armazenadas por 120 dias como nos tratamentos aditivados, sobretudo a mistura contendo farelo de milho, reflexo da maior concentração de carboidratos não fibrosos. Os 120 dias de armazenamenro favoreceu os coeficientes de digestibilidade e NDT das silagens. Contudo, não compensam as perdas do material observadas neste maior tempo de armazenamento. Portanto, os 90 dias de armazenamento podem garantir melhor utilização das silagens de RECA.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr