Formação de Professores de Ciências no Âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP): analisando as concepções dos residentes.

  • Autor
  • ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA
  • Co-autores
  • MONICA LOPES FOLENA DE ARAÚJO
  • Resumo
  •  

    Nos dias atuais a formação inicial de professores de Ciências apresenta diversos desafios, dentre eles, destacam-se: a relação teoria-prática, a construção de saberes docentes pautadas em teorias e tendências pedagógicas atuais. Assim, centralizar a qualificação docente enquanto um processo profissional crítico-humanizado, ético, autônomo, colaborativo, criativo, solidário, de relações horizontais no tocante ao aprender a aprender é o campo de investigação dessa pesquisa a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) o qual visa fortalecer a formação dos profissionais da educação básica, por meio do decreto de nº 8752, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em março de 2018, direcionado para uma perspectiva contra hegemônico e crítico emancipatório. Nesse entorno, objetiva-se compreender as concepções de residentes do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de Ciências. De abordagem qualitativa, método descritivo e delineamento de pesquisa documental, pois os dados advêm dos relatórios de 8 residentes vinculados a uma universidade pública federal da região centro-oeste do Brasil. Para análise dos dados usamos o viés temático da análise de conteúdo de Bardin, apresentando quatro dimensões e suas respectivas categorias e descrição: Atividades - Projeto Pedagógico Temático Investigativo (Realização de projetos pedagógicos temáticos investigativos teóricos e de campo); Ambientação e conhecimento da escola - Prática dialógica formativa entre os atores do PRP e os estudantes (Diálogos entre os atores sociais da PRP na escola-universidade sobre os saberes docentes da cultura escolar e formação de professores de ciências em processos de ensino e aprendizagem); Avaliação - Avaliação formativa permanente entre os atores do PRP (Momentos de avaliação permanente dos envolvidos no PRP sobre a dinâmica formativa na escola-universidade); e socialização - Troca de saberes docentes construído sobre/da/para a prática educativa (Divulgação das experiências e produções pedagógicos entre os envolvidos da PRP e a gestão escolar). Isso traz uma maior abrangência da formação no chão das escolas, envolvendo as relações entre os atores sociais, ao conhecer, aprofundar e amadurecer o saber fazer em diversas ações administrativas e pedagógicas. Em suma, os residentes compreendem à realidade do exercício futuro profissional dentro das escolas na interação do-discência em seu que fazer universidade-escola-sociedade.

  • Palavras-chave
  • Formação de Professores de Ciências; Programa Residência Pedagógica; Concepções dos residentes.
  • Área Temática
  • Educação (SEDE)
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr