“SIGNIFICANDO-LHE O DEVIDO PEZAME” EM NOTAS DE FALECIMENTO: TRADIÇÃO DISCURSIVA, HISTORICIDADE DO TEXTO, DA LÍNGUA E OUTRAS HISTÓRIAS

  • Autor
  • Stênio Bouças Alves Filho
  • Resumo
  •  

    A realização desta pesquisa se faz pela ausência de trabalhos que abordem, por uma visão sócio-histórica, abrangendo do século XIX ao XXI, a construção do gênero nota de falecimento e pelo atual contexto pandêmico com a Covid-19, fazendo com que o gênero nota de falecimento se faça mais presente, não apenas no jornal impresso, lugar característico de circulação, mas também nas redes sociais. Com isso, propõe-se neste estudo traçar desde a origem do gênero nota de falecimento, com a sua formação em jornais pernambucanos no século XIX, percorrendo com a sua consolidação nos periódicos durante o século XX, até a transformação para a plataforma digital no século XXI, com a rede social facebook. Para tanto, investigamos o caráter sócio-histórico de produção das notas de falecimento, o aspecto estrutural, funcional, temático e sociocomunicativo; traçando a historicidade e a tradicionalidade do gênero em diferentes temporalidades, contextos e suportes, além de realizar uma proposição didática voltada ao ensino de Língua Portuguesa. Este trabalho está fundado em três pilares teóricos, a saber: na Filologia (CAMBRAIA, 2005), no modelo da Tradição Discursiva (KABATEK, 2004; 2006; 2012; KOCH, 1997; LONGHIN, 2014); e no Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Em síntese, foi possível construir e editar um corpus formado por 75 (setenta e cinco) notas de falecimento, referentes aos séculos XIX, XX e XXI e identificar a tecitura textual formulaica das notas de falecimento, formada pela identificação do morto, ofício, local do enterro, causa da mortis, familiares aludidos e pelos atos de comunicar e agradecer como modos tradicionais de dizer. Dessa forma, pode-se observar que a escrita das notas de falecimento é de caráter homogêneo, com elementos composicionais rígidos, atendendo a sua função sociocomunicativa para o século XIX, XX e XXI. Esta pesquisa ainda propôs uma sequência didática voltada para o ensino básico, pensando na reflexão sobre a natureza do léxico presente nas notas de falecimento, a partir da construção de um glossário específico, como também sobre o contexto sócio-histórico-cultural de produção das notas de falecimento e sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos relacionado à finitude da vida, ao processo de perda e de luto.

  • Palavras-chave
  • nota de falecimento; historicidade; tradição; ensino.
  • Área Temática
  • Letras (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

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