: Políticas Educacionais e think tanks no Brasil: uma análise da atuação e ideologia empresarial de 2015 a 2020

  • Autor
  • Matheus Henrique Magalhães Cavalcanti
  • Resumo
  • Este trabalho teve por objetivo avaliar as ações de think tanks brasileiros, a Fundação Lemann em específico, buscando identificar como eles podem interferir na agenda ideológica e na formulação das políticas educacionais no Brasil entre os anos 2015 e 2020. Para isso, vamos indicar e avaliar as estratégias mobilizadas da Fundação Lemann, a sua capacidade de gerenciar a pauta e gerar constrangimentos aos debates públicos, também procuramos encontrar possíveis interferências na educação e, consequentemente, na democracia brasileira. O recorte temporal foi escolhido para abarcar as últimas grandes reformas educacionais, objetos de um intenso debate acadêmico e institucional que divide a opinião pública sobre a educação: a BNCC e a renovação do FUNDEB. Para isso, vamos categorizar os materiais, que entendemos como tentativa de influenciar o debate sobre a agenda educacional por origem: mídia, produção interna, análise acadêmica/técnico/científico, revisão bibliográfica, escolhendo os releases jornalísticos produzidos internamente como principal objeto empírico seguindo o recorte temporal escolhido. A nossa hipótese é de que existe um agendamento do problema público com o objetivo de enquadrar a discussão e instrumentalizá-la de acordo com os objetivos da Fundação. Argumenta-se que através de sua vasta zona de atuação, como a construção de relatórios, a promoção e financiamento de eventos internacionais com figuras de espectros ideológicos diferentes, a Fundação constrói um capital diferenciado conseguindo construir o consenso, em conceitos gramscianos, por diversas frentes transformando a agenda educacional em um apêndice de seus interesses pró-mercado.

  • Palavras-chave
  • think tanks, políticas educacionais, democracia, consenso
  • Área Temática
  • Ciências Sociais (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

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Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

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