O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DA BNCC

  • Autor
  • Midian Rebeca Justino de Araújo
  • Co-autores
  • Iwara Elisa Dias Barreto , Prof. Dr. Ewerton Ávila dos Anjos Luna
  • Resumo
  •  

    Essa pesquisa tem o objetivo primordial de analisar como a Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC) aborda o eixo da oralidade e sua relação com o uso das novas tecnologias da informação no Ensino Médio. Buscamos, portanto, refletir sobre como o currículo escolar da educação básica encaminha as práticas pedagógicas dos professores de língua e, principalmente, como todos esses aspectos podem ser relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem do eixo da oralidade e como as tecnologias favorecem o ensino da oralidade, proporcionando novas experiências  educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, utilizaram-se autores como Antunes (2003), Bagno (1999),Soares (2004), entre outros. A metodologia tem caráter qualitativo e documental, pois aliamos a análise dos dados às concepções teóricas trazidas pelos autores. Os dados analisados mostraram que a BNCC destina um amplo espaço para os gêneros textuais orais, além de uma vasta reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa. Percebemos que no ensino básico, muitas vezes, as atividades com o eixo da oralidade restringem-se ao processo de leitura do texto escrito. Observamos a necessidade de ser repensado o ensino do eixo da oralidade e, consequentemente, melhorado o nível de aprendizagem. Segundo Bagno (1999), os reconhecimentos das muitas normas linguísticas diferentes são importantes para o ensino básico. Ainda segundo Soares (2000). Os fenômenos ganham visibilidade depois que é minimamente resolvido o problema do analfabetismo e traz novas práticas de leitura e escrita. Considerando tais estudos, categorizamos a analise em: Relação da oralidade com as novas tecnologias; relação entre a língua falada e a escrita; valorização das variedades linguística e a escuta e produção de gêneros orais. Entendemos que romper os paradigmas ainda é um grande desafio a ser enfrentado. As novas tecnologias são o começo de um novo tempo além de uma excelente ferramenta na construção de novos conhecimentos. Apesar de lentas mudanças, percebemos que a BNCC, propôs avanços em relação aos documentos educacionais anteriores e que busca estimular práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade tecnológica. O eixo da oralidade deve assumir o seu papel no ensino básico ganhando a mesma importância que os demais eixos de ensino.

  • Palavras-chave
  • oralidade, BNCC, novas tecnologias, ensino e aprendizagem
  • Área Temática
  • Letras (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

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