Essa pesquisa tem o objetivo primordial de analisar como a Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC) aborda o eixo da oralidade e sua relação com o uso das novas tecnologias da informação no Ensino Médio. Buscamos, portanto, refletir sobre como o currículo escolar da educação básica encaminha as práticas pedagógicas dos professores de língua e, principalmente, como todos esses aspectos podem ser relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem do eixo da oralidade e como as tecnologias favorecem o ensino da oralidade, proporcionando novas experiências educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, utilizaram-se autores como Antunes (2003), Bagno (1999),Soares (2004), entre outros. A metodologia tem caráter qualitativo e documental, pois aliamos a análise dos dados às concepções teóricas trazidas pelos autores. Os dados analisados mostraram que a BNCC destina um amplo espaço para os gêneros textuais orais, além de uma vasta reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa. Percebemos que no ensino básico, muitas vezes, as atividades com o eixo da oralidade restringem-se ao processo de leitura do texto escrito. Observamos a necessidade de ser repensado o ensino do eixo da oralidade e, consequentemente, melhorado o nível de aprendizagem. Segundo Bagno (1999), os reconhecimentos das muitas normas linguísticas diferentes são importantes para o ensino básico. Ainda segundo Soares (2000). Os fenômenos ganham visibilidade depois que é minimamente resolvido o problema do analfabetismo e traz novas práticas de leitura e escrita. Considerando tais estudos, categorizamos a analise em: Relação da oralidade com as novas tecnologias; relação entre a língua falada e a escrita; valorização das variedades linguística e a escuta e produção de gêneros orais. Entendemos que romper os paradigmas ainda é um grande desafio a ser enfrentado. As novas tecnologias são o começo de um novo tempo além de uma excelente ferramenta na construção de novos conhecimentos. Apesar de lentas mudanças, percebemos que a BNCC, propôs avanços em relação aos documentos educacionais anteriores e que busca estimular práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade tecnológica. O eixo da oralidade deve assumir o seu papel no ensino básico ganhando a mesma importância que os demais eixos de ensino.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr