A escrita como trabalho: uma análise dos processos de revisão e de reescrita em produções textuais de alunos de Ensino Médio por meio das Sequências didáticas.

  • Autor
  • Luana Maria de Medeiros
  • Resumo
  •  

    Essa pesquisa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desenvolvida em 2020-2021, e objetivou uma intervenção pedagógica com alunos do 3º ano do EM, na Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares no município de Serra Talhada-PE, com vistas ao aprimoramento da competência escritora e da autoria dos alunos durante as propostas de produção textual de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003), mais especificamente nos processos de revisão e reescrita textual. Adotamos como procedimento didático-metodológico a Sequência Didática, definida como “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, p. 97). A partir dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD, acreditamos que a elaboração dos diferentes módulos, nos possibilitaram aliar as etapas de planejamento, escrita, revisão com retomadas, correção coletiva e posteriormente, reescrita individual do gênero a ser escolhido. Pleiteamos com esse encaminhamento auxiliar o desenvolvimento orientado da escrita dos alunos diante de suas dificuldades de escrita, por meio da mediação do professor e pela ação colaborativa entre colegas. Sendo assim, a metodologia da pesquisa-ação caracterizada por nuances qualitativas, nos permitiu observar e verificar   o domínio das competências e habilidades linguístico-discursivas dos estudantes em versões de suas produções escritas, aado processo de revisão e reescrita. Para além de apenas elaborar uma proposta de intervenção que atenda momentaneamente a necessidade de produção textual exigida pelos vestibulares e a prova do ENEM, essa proposta buscou apresentar uma implementação didático-metodológica possível aos envolvidos, no caso estudantes do Ensino Médio, de forma a leva-los à compreensão dos processos envolvidos para o aprimoramento de suas produções, de forma a auxiliá-los a desenvolver a autonomia frente aos processos interlocutivos, que lhes são exigidos nas competências leitoras e escritas em nossa sociedade. 

    Referências:

    BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

     

    DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos da escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 41-70.

     
  • Palavras-chave
  • Produção Textual, revisão, reescrita;
  • Área Temática
  • UAST - Licenciatura em Letras
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr