Relações e propriedades de igualdade no Ensino Fundamental à luz do uso de recursos digitais

  • Autor
  • Maria Eduarda Nunes de Oliveira
  • Co-autores
  • Matheus Souza de Almeida
  • Resumo
  •  

    Este trabalho, desenvolvido no seio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Grupo de Pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE), tem por objetivo analisar propostas de recursos digitais para o estudo de relações e propriedades de igualdade no Ensino Fundamental. Para tanto, tomamos por suporte analítico a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O mapeamento de relatos de experiência foi feito por meio de uma revisão sistemática em periódicos e anais de eventos, em busca dos seguintes termos: equação/ões; equação/ões do 1º grau; balança (de dois pratos) e propriedades da igualdade. O recurso digital escolhido para análise foi o “Explorador Básico de Igualdade” da plataforma digital Physics Education Technology (PhET). No processo de análise deste recurso, selecionamos informações, disponíveis em itens da PhET, a saber: descrições gerais do recurso digital “Explorador de Igualdade: Básico” e dicas para professores. Além disso, manuseamos o recurso e, por meio das simulações interativas, elaboramos alguns exemplos, baseados no quadro das habilidades da BNCC e do Currículo de Pernambuco (CPE). Também por meio dessas simulações, realizamos uma  análise à luz da TAD, a fim de levantarmos os tipos de tarefas, de técnicas e de tecnologias em cena. Como resultados, apresentamos, neste estudo, seis tarefas e seis técnicas amparadas por cinco tecnologias. Entretanto, não esgotamos as possibilidades de outras tarefas. Das oito habilidades da BNCC e do CPE prescritas para o Ensino Fundamental, em Matemática, na unidade temática “Álgebra” constatamos que quatro delas, podem ser desenvolvidas através do recurso digital “Explorador Básico de Igualdade”: (EF03MA11) / (EF03MA11PE); (EF04MA14) / (EF04MA14PE); (EF05MA10) / (EF05MA10PE) e (EF06MA14) / (EF06MA14PE). Os resultados da pesquisa apontam que a utilização do referido recurso pode favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico, por parte dos estudantes, no que concerne às propriedades de igualdade e princípios de equivalência. Ademais, suscitam que a integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática, para o desenvolvimento de outras habilidades da BNCC relacionadas ao pensamento algébrico, pode ser feita, por exemplo, com o referido recurso para o estudo de equações do 1º grau.

  • Palavras-chave
  • Recursos digitais, Ensino Fundamental, Propriedades de igualdade.
  • Área Temática
  • Educação (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

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Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

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