A resolução de problemas no ensino de química: o que dizem os professores?

  • Autor
  • Maria Nataline Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    Nossa pesquisa buscou analisar aspectos contextuais da proposição e utilização de problemas na prática docente de professores de química a partir das orientações da nova BNCC. A resolução de problemas é uma ferramenta metodológica que apresenta mais possibilidades ao professor, oferece papel de ativo ao aluno na construção de conteúdos conceituais, procedimentais e, principalmente, atitudinais já que busca constantemente relacionar os conteúdos ao cotidiano para fomentar o interesse do aluno. (FERNANDES; CAMPOS, 2017). Apresentamos aqui a etapa que envolveu a entrevista com professores professores de química, que atuam na rede pública na cidade de Serra Talhada/PE, e professores de Química em formação, do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST, que já tenham cursado ou que estejam cursando o estágio curricular obrigatório.  A entrevista teve como objetivo identificar concepções e práticas associadas a resolução de problemas durante seu processo formativo e atuação docente em sala de aula. A construção dos dados foi feita mediante questões que tratam sobre: a resolução de problemas nos cursos de formação inicial e continuada, conhecimento e sentidos dados as orientações curriculares nacionais quando a inserção de problemas na área de ciências da natureza, que tipos de problemas e quais contextos são abordados nas salas de aula de química, entre outros. As entrevistas realizadas foram analisadas conforme a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Da análise da entrevista, identificados que os professores compreendem a necessidade de trazer para a sala de aula um ensino contextualizado, na qual a realidade do aluno consiga fazer com que ele dê sentido a diferentes conceitos, assuma um papel ativo em sala de aula, como também para fazer com que ele entenda a importância de estudar o contéudo que é proposto pela grade curricular.  Além disso, os docentes reconhecem a resolução de problemas como um caminho para esse ensino contextualizado, porém, nem todos sabem elaborar ou conduzir, pois não tiveram a oportunidade de aprender sobre essa metodologia na sua formação acadêmica. Acreditamos que é necessário oportunizar que docentes em formação inicial e continuada vivenciem experiencias formativas desta natureza, de modo que possam inserir em suas salas de aulas.

     

  • Palavras-chave
  • Contextualização, Resolução de problemas, Ensino de química
  • Área Temática
  • UAST - Licenciatura em Química
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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