Nossa pesquisa buscou analisar aspectos contextuais da proposição e utilização de problemas na prática docente de professores de química a partir das orientações da nova BNCC. A resolução de problemas é uma ferramenta metodológica que apresenta mais possibilidades ao professor, oferece papel de ativo ao aluno na construção de conteúdos conceituais, procedimentais e, principalmente, atitudinais já que busca constantemente relacionar os conteúdos ao cotidiano para fomentar o interesse do aluno. (FERNANDES; CAMPOS, 2017). Apresentamos aqui a etapa que envolveu a entrevista com professores professores de química, que atuam na rede pública na cidade de Serra Talhada/PE, e professores de Química em formação, do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST, que já tenham cursado ou que estejam cursando o estágio curricular obrigatório. A entrevista teve como objetivo identificar concepções e práticas associadas a resolução de problemas durante seu processo formativo e atuação docente em sala de aula. A construção dos dados foi feita mediante questões que tratam sobre: a resolução de problemas nos cursos de formação inicial e continuada, conhecimento e sentidos dados as orientações curriculares nacionais quando a inserção de problemas na área de ciências da natureza, que tipos de problemas e quais contextos são abordados nas salas de aula de química, entre outros. As entrevistas realizadas foram analisadas conforme a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Da análise da entrevista, identificados que os professores compreendem a necessidade de trazer para a sala de aula um ensino contextualizado, na qual a realidade do aluno consiga fazer com que ele dê sentido a diferentes conceitos, assuma um papel ativo em sala de aula, como também para fazer com que ele entenda a importância de estudar o contéudo que é proposto pela grade curricular. Além disso, os docentes reconhecem a resolução de problemas como um caminho para esse ensino contextualizado, porém, nem todos sabem elaborar ou conduzir, pois não tiveram a oportunidade de aprender sobre essa metodologia na sua formação acadêmica. Acreditamos que é necessário oportunizar que docentes em formação inicial e continuada vivenciem experiencias formativas desta natureza, de modo que possam inserir em suas salas de aulas.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr