Um dos maiores desafios do processo de ensino-aprendizagem na educação básica está vinculado à prática de avaliação da aprendizagem. Tais desafios caminham entre a real eficácia do modelo avaliativo tradicional predominante nas escolas, na formação dos professores que, muitas vezes, não enfatiza a importância de discutir e (re)pensar a avaliação e os mantém distante da produção acadêmica, além da dificuldade entre associar o cotidiano dos estudantes com as práticas de ensino. O campo da avaliação da aprendizagem, sobretudo em História, ainda é pouco explorado, sendo assim, as concepções de avaliação dentro da disciplina em grande parte ainda se enquadram na chamada pedagogia do exame, onde as habilidades e competências de cada estudante são medidas a partir de erros e acertos de uma única prova ou trabalho, em uma estrutura que acaba por restringir suas potencialidades e ampliar a distância do caminho para uma avaliação democrática. No campo das avaliações externas, um fenômeno que aparece como estímulo à difusão do conhecimento, à valorização da educação e a formação de cidadãos capacitados, regrados e competitivos são as Olimpíadas científicas, que ocorrem todo o ano em caráter nacional e abrangem várias disciplinas. Este projeto tem como objetivo destacar, dentre essas, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), a fim de investigar seus objetivos, seu caráter metodológico e as etapas do seu processo avaliativo, destacando-a como uma possível alternativa do Ensino de História à pedagogia do exame ainda predominante.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr