Descortinando o conceito de profissionalidade docente nos principais periódicos do Brasil

  • Autor
  • Vitória Hellen Tavares de Andrade
  • Co-autores
  • Fabiana Wanderley de Souza Moreira
  • Resumo
  • A profissionalidade docente pode ser definida pela formação inicial e continuada, habilidades, valores e a identidade pessoal e profissional do professor. Nesse sentido, o nosso estudo objetivou verificar como são apresentados os conceitos de profissionalidade docente nos principais periódicos do país. Investigar mais especificamente a profissionalidade docente, implicou em: (a) sistematizar os principais conceitos em categorias atreladas à profissionalidade docente e (b) contribuir para repensar o conceito de profissionalidade docente a partir dos cinco periódicos mais importantes do país. Como metodologia optamos por uma revisão sistemática da literatura científica na modalidade revisão integrativa, buscando os aspectos que envolvem a profissionalidade docente em artigos presentes nas cinco principais revistas mais acessadas na área da Educação segundo a Scientific Electronic Library Online (Scielo) no período de 2015-2020, sendo elas a Educação & Sociedade, a Revista Brasileira de Educação, a Educação e Pesquisa, a Cadernos Cedes e a Cadernos de Pesquisa. Após o levantamento e seleção dos artigos relacionados à profissionalidade docente, a leitura do material coletado, a análise do material coletado frente aos critérios estabelecidos e a síntese geral dos dados, encontramos como resultado 43 artigos presentes nas revistas que atenderam aos parâmetros estabelecidos. A partir dos conceitos encontrados nos periódicos investigados, concluímos que a profissionalidade docente é uma construção da vida do docente, desde sua formação inicial até suas formações futuras, assim como sua experiência profissional e sua vivência no chão da sala de aula, pois, a formação e a experiência docente são elementos fundamentais para a construção da profissionalidade.

  • Palavras-chave
  • Profissionalidade docente; identidade docente; formação continuada.
  • Área Temática
  • Educação (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

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