CONCEPÇÃO E CONFECÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PATENTEÁVEL SOBRE FISIOLOGIA QUE ATENDA ESTUDANTES VIDENTES E COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

  • Autor
  • Paulo Eduardo da Silva Bastos
  • Co-autores
  • Marilia Ribeiro Sales Cadena
  • Resumo
  •  

    A Disciplina de fisiologia humana possui em todo seu conteúdo programático inúmeros processos e conceitos abstratos, o que cria um desafio para o docente que necessita repensar os recursos didáticos para garantir que sejam inclusivos, principalmente para os estudantes portadores de deficiências visuais (PDV). Qualquer recurso didático para estudantes PDV deve utilizar critérios estabelecidos pelo MEC em 2001, pois garantem a inclusão e a qualidade dos recursos criados, dentre eles podemos citar: Textura, Dimensão, Fidelidade, Segurança, Aceitação, Facilidade de manuseio e Resistência. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo realizar um monitoramento tecnológico de modelos didáticos na área de ensino de fisiologia e desenvolver um modelo didático patenteável com ênfase em fisiologia endócrina que represente os processos de ação hormonal atendendo às inclusões necessárias para estudantes PDV e não PDV. Primeiramente foi realizado o levantamento de documentos de artigos e patentes dentro dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Analisando os documentos de patente, os resultados demonstraram que a China depositou o maior número de patentes na área (59%) e que o Brasil apresentou um baixo índice de depósito (2%). Observando os artigos, o maior percentual (52%) pertence ao Brasil. A construção do modelo ocorreu pela utilização de massa de biscuit para modelação e texturização das peças de acordo com a composição bioquímica da estrutura ou molécula. Imãs foram adicionados para permitir que o discente possa mover qualquer parte do modelo livremente e com segurança, por uma placa magnética, proporcionando uma maior fidelidade mecânica do processo de ação hormonal, o que garantiria uma maior fixação deste conteúdo para alunos com ou sem deficiência visual. Tendo em vista os resultados obtidos, para o monitoramento, observamos que o Brasil produz recursos didáticos dentro da área de ensino de fisiologia, porém quem os desenvolve não protegem suas ideias, diminuindo a contribuição para o avanço tecnológico dentro da área e o potencial inventivo do país. O modelo produzido se enquadra nos critérios estabelecidos pelo MEC e pode ser utilizado para estudo da fisiologia endócrina a nível celular.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva; Fisologia; Ensino de Fisiologia; Ação hormonal; Modelo didático.
  • Área Temática
  • Biologia (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

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Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

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