Formação de Professores de Ciências no Âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP): analisando as concepções dos coordenadores, orientadores e preceptores.

  • Autor
  • Paloma de Freitas Cavalcante
  • Co-autores
  • Monica Lopes Folena Araújo
  • Resumo
  • A formação inicial de professores é em campo que atrai muitos debates em seu  entorno, devido a sua relevância. Muitos pontos são levantados a partir desse  tema e com eles desafios a serem superados, como a desarticulação entre  teoria e prática nos cursos de licenciatura e a fraca vinculação das  universidades formadoras de professores às escolas. Em 2018, a CAPES, por  meio do edital nº 06/2018, instituiu o Programa de Residência Pedagógica  (PRP) que objetiva a imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura  em ambiente escolar propiciando vivência e experimentação de situações  concretas do cotidiano escolar que servirão de objeto de reflexão sobre a  articulação entre teoria e prática. O presente trabalho busca esclarecer  questões relacionadas à formação inicial de professores de ciências no âmbito  do PRP, objetivando compreender as concepções dos coordenadores,  orientadores e preceptores sobre a formação de professores no programa. São objetivos específicos: 1) Analisar a articulação teoria-prática na formação de  professores de ciências; 2) Analisar a relação estabelecida entre o PRP e os  estágios supervisionados obrigatórios; e 3) Identificar possíveis contribuições  do PRP para a formação inicial de professores. Para atingi-los recorremos à análise de conteúdo de entrevistas gravadas e transcritas com uma coordenadora institucional, uma preceptora do núcleo de biologia, uma  orientadora de biologia e uma orientadora de química, de uma universidade do centro-oeste. Os resultados obtidos demonstraram que os entrevistados: 1)  Acreditam que o programa possibilita a aproximação entre a teoria e prática,  uma vez que os alunos inseridos na escola podem diversificar as metodologias  e recursos didáticos, contribuindo para a melhoria da prática docente desse  futuro professor; 2) Consideram que há aproximações entre o Estágio  Supervisionado das Licenciaturas e o PRP, sendo os ganhos do PRP maiores  que os proporcionados pelo estágio uma vez que a vivência na escola é maior;  3) Destacaram a diferença de pensamento dos alunos que participam do PRP,  pois o diálogo presente no grupo do PRP possibilita uma melhor prática dos residentes. No geral os entrevistados demonstraram satisfação com o  programa, enfatizaram a importância da continuidade, e afirmaram que os  resultados farão a diferença na educação básica. 

  • Palavras-chave
  • educação, professores, PRP, teoria-prática
  • Área Temática
  • Biologia (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
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  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
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Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

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Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

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Joaquim Evêncio Neto

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Severino Carlos Bezerra de Oliveira

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