FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA

  • Autor
  • Eulla Paula Barbosa do Nascimento Alencar
  • Resumo
  •  

    Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados finais do subprojeto de pesquisa PIC intitulado: Família de meios populares e culturas do escrito: análise de práticas de leitura e escrita em Pernambuco que teve como objetivo principal analisar as práticas de leitura e escrita, de uma família de meios populares e sua inserção nas culturas do escrito em Pernambuco. Assim como, mapear e analisar o tipo de material impresso ou manuscrito que circulava entre os membros da família e identificar e analisar os espaços e as mediações que favoreceram/possibilitaram a inserção desses sujeitos nas culturas do escrito. Como fundamentação teórica destacamos os estudos de Silva (2005; 2017); Lopes e Galvão (2001); Galvão (2007); Nogueira (2005) entre outros. Na metodologia realizamos entrevistas com alguns dos membros da família e os depoimentos foram analisados a partir da teoria de análise de conteúdo de Bardin (1998). A família investigada nesse estudo precisariam, necessariamente atender a alguns critérios pré-estabelecidos como:  os(as) filhos(as) tivessem obtido uma longevidade escolar atingindo para isso, o ensino superior, no período estudado; que estas pertencessem a meios populares e que os pais dessas famílias tivessem nenhum ou um baixo grau de escolaridade, ou seja, uma escolarização razoavelmente menor do que a dos(as) filhos(os) no período estudado. A família é composta por pai, mãe e oito filhos. Identificamos que o materiais de leitura utilizados podem ser caracterizados em dois grandes grupos: leituras de pesquisa/aprofundamento e leituras de lazer. Esses materiais se diferenciam diante das fases da vida dos filhos e filhas: infância, juventude e fase adulta. Na infância observamos a prevalência dos materiais escolares e na fase adulta o surgimento de materiais de leitura de lazer. Assim como também observamos que a casa e a escola eram os principais espaços de leitura, assim como os irmãos e os professores foram os principais mediadores. O estudo de famílias como essas nos possibilita compreender melhor a formação de leitores nos meios populares, cujas instâncias principais de inserção nas práticas de leitura na infância, na adolescência e na juventude foi a família e a escola.

  • Palavras-chave
  • história da educação – famílias de meios populares – práticas de leitura
  • Área Temática
  • Educação (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

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