Elaboração de artefato educacional patenteável e inclusivo para ensino-aprendizagem de genética e evolução

  • Autor
  • Milena Firmino Lima Santos
  • Co-autores
  • Marilia Ribeiro Sales Cadena
  • Resumo
  •  

    RESUMO: A construção dos grupos taxonômicos é definida tendo em vista a ancestralidade em comum dos indivíduos que irão os compor, os quais podem ser agrupados, em ordem, de acordo com seu parentesco, ou relações filogenéticas, em representações gráficas denominadas cladogramas. Apesar de ser um tema bastante importante para o estudo dos seres vivos, no ensino básico ele é pouco trabalhado, explorado e contextualizado pelos agentes construtores do saber. Tendo em vista essa demanda no ensino da biologia e visando instaurar um ensino mais inclusivo e menos abstrato, o presente trabalho objetivou monitorar tecnologicamente artefatos educacionais sobre sistemática filogenética e a elaboração de artefato educacional patenteável e inclusivo a estudantes com deficiência visual, e videntes, para ensino-aprendizagem do mesmo tópico. Foi feito um monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre filogenia realizado através de buscas em base de dados de artigos, assim como em bases de patentes, a análise dos dados foi realizada assim como a identificação dos possíveis tópicos interdisciplinares de evolução a serem abordados no modelo didático. Como resultado, o monitoramento tecnológico feito encontrou três patentes sobre evolução. Um modelo de cladograma tátil desmontável foi confeccionado contendo animais do clado dos vertebrados acessível a estudantes com deficiência visual. Foram incluídos representantes dos seguintes grupos zoológicos no modelo didático: peixes, anfíbios, sauropsidas e mamíferos. Pode-se concluir que há carência de modelos didáticos na área de genética e evolução e que o modelo desenvolvido será útil para ensino de sistemática filogenética a estudantes incluindo os portadores de deficiência visual.

     

  • Palavras-chave
  • Cladograma; Ensino de biologia; Ensino inclusivo; Deficiência visual.
  • Área Temática
  • Biologia (SEDE)
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

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