Nossa pesquisa envolveu a análise da reconstextualização das dimensões de conteúdo, a saber: conceitual, procedimental e atitudinal, a partir do que Pozo e Crespo (2009). De acordo com os autores, a dimensão conceitual percebe-se um foco voltado ao ensino e aprendizagem de conceitos e construção de modelos; nos conteúdos procedimentais o trabalho e desenvolvimento de habilidades cognitivas e de raciocínio científico, bem como o desenvolvimento de habilidades experimentais e de resolução de problemas, é o que deve ser objetivado; por sua vez, os conteúdos atitudinais visam, a partir das dimensões anteriores, o desenvolvimento de atitudes e valores nos estudantes de Ciências. A análise dos documentos oficiais foi realizada baseando-se em elementos da análise de conteúdo, conforme propõe Bardin (2016), a partir do referencial, identificamos respectivas dimensões na área de Química – Organizador Curricular, do currículo estadual, que remete à parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, da BNCC. Podemos notar que o currículo local do estado realiza uma recapitulação das competências e habilidades propostas pela BNCC, como no trecho “Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação (1) (...)”, que é exposto para recontextualizar as habilidades específicas propostas pelo currículo em “Compreender as mudanças de paradigmas entre a visão clássica e o modelo quântico (2) para o átomo, através de contextualizações históricas, referenciais teóricos e demonstrações experimentais (3), refletindo de que forma e até que ponto a radioatividade pode ser empregada na vida e no meio ambiente.(1)”, identificando a presença das três dimensões do conteúdo: atitudinais (1), conceituais (2) e procedimentais (3) nos dois documentos oficiais, conforme feita a releitura da BNCC pelo currículo. A análise possibilitou a elaboração de um guia destinado a docentes, com foco no conteúdo de radioatividade. Acreditamos que, com nossa pesquisa, os docentes podem compreender de que maneira podem trabalhar o ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente a parte de Química para o Ensino Médio, estando de acordo com o que é proposto pelos documentos oficiais, como a BNCC e o currículo local do Pernambuco.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr