A recontextualização das dimensões de conteúdos curriculares associados à Química no currículo de Pernambuco a partir das orientações presentes na nova BNCC

  • Autor
  • Marcos Batista de Morais
  • Co-autores
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva
  • Resumo
  • Nossa pesquisa envolveu a análise da reconstextualização das dimensões de conteúdo, a saber: conceitual, procedimental e atitudinal, a partir do que Pozo e Crespo (2009). De acordo com os autores,  a dimensão conceitual percebe-se um foco voltado ao ensino e aprendizagem de conceitos e construção de modelos; nos conteúdos procedimentais o trabalho e desenvolvimento de habilidades cognitivas e de raciocínio científico, bem como o desenvolvimento de habilidades experimentais e de resolução de problemas, é o que deve ser objetivado; por sua vez, os conteúdos atitudinais visam, a partir das dimensões anteriores, o desenvolvimento de atitudes e valores nos estudantes de Ciências. A análise dos documentos oficiais foi realizada baseando-se em elementos da análise de conteúdo, conforme propõe Bardin (2016), a partir do referencial, identificamos respectivas dimensões na área de Química – Organizador Curricular, do currículo estadual, que remete à parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, da BNCC. Podemos notar que o currículo local do estado realiza uma recapitulação das competências e habilidades propostas pela BNCC, como no trecho “Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação (1) (...)”, que é exposto para recontextualizar as habilidades específicas propostas pelo currículo em “Compreender as mudanças de paradigmas entre a visão clássica e o modelo quântico (2) para o átomo, através de contextualizações históricas, referenciais teóricos e demonstrações experimentais (3), refletindo de que forma e até que ponto a radioatividade pode ser empregada na vida e no meio ambiente.(1)”, identificando a presença das três dimensões do conteúdo: atitudinais (1), conceituais (2) e procedimentais (3) nos dois documentos oficiais, conforme feita a releitura da BNCC pelo currículo. A análise possibilitou a elaboração de um guia destinado a docentes, com foco no conteúdo de radioatividade. Acreditamos que, com nossa pesquisa, os docentes podem compreender de que maneira podem trabalhar o ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente a parte de Química para o Ensino Médio, estando de acordo com o que é proposto pelos documentos oficiais, como a BNCC e o currículo local do Pernambuco.

  • Palavras-chave
  • Dimensões de conteúdo, Química, BNCC.
  • Área Temática
  • UAST - Licenciatura em Química
Voltar

As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

  • Administração (SEDE)
  • Agronomia (SEDE)
  • Biologia (SEDE)
  • Ciência Florestal (SEDE)
  • Ciências do Consumo (SEDE)
  • Ciências Sociais (SEDE)
  • Computação (SEDE)
  • Economia (SEDE)
  • Educação (SEDE)
  • Educação Física (SEDE)
  • Engenharia Agrícola (SEDE)
  • Estatística e Informática (SEDE)
  • Física (SEDE)
  • História (SEDE)
  • Letras (SEDE)
  • Matemática (SEDE)
  • Medicina Veterinária (SEDE)
  • Morfologia e Fisiologia Animal (SEDE)
  • Pesca e Aquicultura (SEDE)
  • Química (SEDE)
  • Tecnologia Rural (SEDE)
  • Zootecnia (SEDE)
  • UACSA - Engenharia Civil
  • UACSA - Engenharia de Materiais
  • UACSA - Engenharia Elétrica
  • UACSA - Engenharia Eletrônica
  • UACSA - Engenharia Mecânica
  • UAEADTEC - Administração Pública
  • UAEADTEC - Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais
  • UAEADTEC - Licenciatura da Computação
  • UAEADTEC - Licenciatura em Física
  • UAEADTEC - Licenciatura em História
  • UAEADTEC - Licenciatura em Letras
  • UAEADTEC - Licenciatura em Pedagogia
  • UAEADTEC - Sistema de Informação
  • UAST - Administração
  • UAST - Agronomia
  • UAST - Ciências Biológicas
  • UAST - Ciências Econômicas
  • UAST - Engenharia de Pesca
  • UAST - Licenciatura em Letras
  • UAST - Licenciatura em Química
  • UAST - Sistema de Informação
  • UAST - Zootecnia
  • CODAI
  • Engenharia Ambiental (SEDE)

Comissão Organizadora

Congresso de Iniciação Cientifica - CIC

Comissão Científica

A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco

 

Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br 

Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.

Comissão Organizadora Executiva

Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor

Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor

Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê

Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa

 

Coordenação Geral

Fernando Antonio Aires Lins

Severino Henrique da Costa

 

Comissão Organizadora

Adeilson Pinheiro Sedrins

Adriana Guim

Amanda Brandão Araújo Moreno

Ana Cláudia Vaz De Araújo

Ana Paula Amazonas Soares

Antônio Samuel Alves da Silva

Breno Quintella Farah

Bruno Romero Ferreira Miranda

Carlos André De Carvalho Bosco

Cecília Maria Mota Silva Lins

Cristiane Soares De Mesquita

Eliane Cristina Sampaio de Freitas

Elma Machado Ataíde

Ericka Maria de Melo Rocha Calabria

Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti

Evandro de Oliveira Cavalcanti

Ewerton Ávila Dos Anjos

Luna Francisco de Assis Leite Souza

Gílcia Aparecida de Carvalho

Gledson Luiz Pontes de Almeida

Joaquim Evêncio Neto

Jorge da Silva Correia

Jucleiton José Rufino De Freitas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Luciana Felizardo Pereira Soares

Marcel Ayres De Araújo

Marcilio Martins de Moraes

Maria Ângela Caldas Didier

Maria Betânia De Queiroz Rolim

Maria de Fátima Silva dos Santos

Maria Emília Vasconcelos dos Santos

Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Maria Inês Sucupira

Maciel Mauricio Sardá de Faria

Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti

Mônica Calixto Ribeiro De Holanda

Natanael Duarte De Azevedo

Oscar Emerson Zúñiga Mosquera

Paula Braga Gomes

Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho

Rachel Costa de Azevedo Mello

Rafael Ferreira Leite De Mello

Rafael Miranda Tassitano

Ramón Enrique Ramayo González

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes

Renata Barbosa Vicente

Rezilda Rodrigues Oliveira

Ricardo Gallo

Rita de Cássia da Silva L. Barreto

Rogéria Rodrigues

Severino Carlos Bezerra de Oliveira

Thamires Santos Cruz

Victor Wanderley Costa de Medeiros

Watson Arantes Gama Jr