PROCESSOS ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS PRODUZIDOS PARA O ENEM: OS ENUNCIADOS PARA PRODUÇÃO ESCRITA À LUZ DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD) E DA LINGUÍSTICA TEXTUAL (LT)

  • Autor
  • Luiz Carlos Gomes da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho se configura uma proposta de sequência didática com foco no ensino da escrita e da reescrita, em uma turma do 3º ano médio, planejada para ser implementada no E.R.E.M. Cornélio Soares, Serra Talhada, PE. Nossa pesquisa busca aprimorar a produção textual do gênero dissertativo argumentativo, atuando exatamente no desenvolvimento da competência 4, referente aos elementos coesivos e operadores argumentativos do texto, presente na cartilha do participante E.N.E.M. Cabe aqui ressaltar a relevância do exame para os concluintes do ensino médio, sendo a principal porta de acesso à educação de nível superior das redes pública e privada, logo, é necessário fomentar a produção textual para oportunizar o acesso às IES. Com vistas ao desenvolvimento das habilidades exigidas na redação, utilizamos os subsídios teóricos da linguística textual, partindo da perspectiva interacionista (BAKHTIN, 2003), com o fim de orientar todo o caminho epistemológico da pesquisa. Optamos por utilizar a abordagem do texto como evento comunicativo (MARCUSCHI, 2012), para evocar sujeitos historicamente na comunicação, adotamos também a teoria dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008) para sistematizar o trabalho com o texto dissertativo argumentativo, elegendo a sequência didática (DOLZ, 2004) como método para aperfeiçoar as habilidades requeridas pelo gênero, e a utilização mecanismos de coesão (KOCH, 2007) para fomentar o encadeamento de ideias dentro de um texto. Nossa metodologia se caracteriza uma pesquisa-ação com aportes bibliográficos (APOLINÁRIO, 2011) contudo, a pandemia inviabilizou a atuação nas instituições de ensino. Como resultado, obtivemos a construção de 4 planos de aula que se constituem uma sequência didática com ênfase no ensino da coesão textual em textos dissertativos argumentativos, que não abordam somente a estrutura, mas também aguçam o senso crítico dos alunos, além do incentivo à pesquisa e do professor/pesquisador em formação inicial. Concluímos que a busca por metodologia com a sequência didática não só potencializa o aprendizado em virtude da sistematização de conteúdos, mas também contribui para o aperfeiçoamento da práxis professor, tanto em formação inicial quanto continuada, como docente e como pesquisador.

     

  • Palavras-chave
  • Produção textual; gêneros textuais; redação; sequência didática; coesão.
  • Área Temática
  • UAST - Licenciatura em Letras
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As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.

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