Nosso trabalho busca compreender como alunos do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFRPE são inseridos nas práticas de letramento acadêmico e da discussão a respeito do(s) modelo(s) de abordagem da leitura e da escrita adotado(s) para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, com base na concepção de língua como processo de enunciação (BENVENISTE, 1988 e 1989), as abordagens sobre a escrita de estudantes de nível superior que compreendem o modelo dos estudos das habilidades, o modelo da socialização acadêmica e o modelo do letramento acadêmico (LEA E STREET, 1998), os multiletramentos que abrangem a multiplicidade de culturas e a multiplicidade de linguagens (ROJO, 2012), além dos estudos sobre o letramento acadêmico que vêm a contribuir para que os alunos se apropriem dos gêneros que circulam na academia (PEREIRA, 2016). O corpus de nossa pesquisa é formado por questionários aplicados a dois professores e dez alunos da disciplina TCC I – que se refere a elaboração do projeto de pesquisa. A partir das análises feitas do material coletado, à luz das teorias que fundamentam esta pesquisa, verificamos que os professores utilizam aula expositiva, leitura de artigo científico, resumo, além da elaboração de um pré-projeto que poderá servir para a construção do TCC. Os alunos apresentam dificuldades na construção do TCC em relação ao tema, ao problema de pesquisa e como encontrar referencial teórico. Entre as estratégias utilizadas por eles e seus professores para superar suas dificuldades estão as leituras sobre o tema, especialmente porque precisarão elaborar um pré-projeto. Os professores buscam relacionar o conhecimento teórico a um problema específico, dando exemplos práticos para ajudar a compreender os conceitos e aplicá-los em sala de aula. Os resultados mostram que a leitura e a escrita estão intimamente relacionadas, em que a escrita acadêmica procura equilibrar o que o estudante escreve por si mesmo e o que busca na voz do outro (PEREIRA, 2016). Além disso, ainda prevalece a abordagem de ensino baseada no modelo das habilidades apontado por Lea e Street (1998) segundo o qual são valorizadas as habilidades previamente adquiridas e a capacidade cognitiva dos alunos.
As apresentações ocorreram nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Comissão Organizadora
Congresso de Iniciação Cientifica - CIC
Comissão Científica
A comissão científica foi formada por mais de 400 avaliadores entre professores dos diferentes Departamentos e Unidades Acadêmicas da UFRPE e pesquisadores doutores de outras instituições do estado de Pernambuco
Para maiores informações e-mail: cic@ufrpe.br
Para certificado de apresentação e menção honrosa enviar e-mail: chamado.ipe@ufrpe.br, informando nome completo do autor principal, título do resumo e todos os co-autores.
Comissão Organizadora Executiva
Marcelo Brito Carneiro Leão – Reitor
Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor
Ricardo André Cavalcante de Souza – Diretor do Instituto Ipê
Suzianny Maria Bezerra Cabral da Silva – Diretora do Núcleo de Pesquisa
Coordenação Geral
Fernando Antonio Aires Lins
Severino Henrique da Costa
Comissão Organizadora
Adeilson Pinheiro Sedrins
Adriana Guim
Amanda Brandão Araújo Moreno
Ana Cláudia Vaz De Araújo
Ana Paula Amazonas Soares
Antônio Samuel Alves da Silva
Breno Quintella Farah
Bruno Romero Ferreira Miranda
Carlos André De Carvalho Bosco
Cecília Maria Mota Silva Lins
Cristiane Soares De Mesquita
Eliane Cristina Sampaio de Freitas
Elma Machado Ataíde
Ericka Maria de Melo Rocha Calabria
Erika F. T. Samico Fernandes Cavalcanti
Evandro de Oliveira Cavalcanti
Ewerton Ávila Dos Anjos
Luna Francisco de Assis Leite Souza
Gílcia Aparecida de Carvalho
Gledson Luiz Pontes de Almeida
Joaquim Evêncio Neto
Jorge da Silva Correia
Jucleiton José Rufino De Freitas
Kátia Maria Oliveira de Souza
Luciana Felizardo Pereira Soares
Marcel Ayres De Araújo
Marcilio Martins de Moraes
Maria Ângela Caldas Didier
Maria Betânia De Queiroz Rolim
Maria de Fátima Silva dos Santos
Maria Emília Vasconcelos dos Santos
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Maria Inês Sucupira
Maciel Mauricio Sardá de Faria
Millena de Andrade Almeida Gomes Cavalcanti
Mônica Calixto Ribeiro De Holanda
Natanael Duarte De Azevedo
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
Paula Braga Gomes
Paulo Roberto Campagnoli De Oliveira Filho
Rachel Costa de Azevedo Mello
Rafael Ferreira Leite De Mello
Rafael Miranda Tassitano
Ramón Enrique Ramayo González
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
Renata Barbosa Vicente
Rezilda Rodrigues Oliveira
Ricardo Gallo
Rita de Cássia da Silva L. Barreto
Rogéria Rodrigues
Severino Carlos Bezerra de Oliveira
Thamires Santos Cruz
Victor Wanderley Costa de Medeiros
Watson Arantes Gama Jr