Introdução: Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2022), o câncer de mama é a neoplasia maligna mais prevalente no sexo feminino brasileiro, com exceção dos tumores de pele nao melanoma, sendo também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Dessa forma, conclui-se que é indiscutível a necessidade de iniciativas de prevenção eficazes, uma vez que a detecção precoce do câncer de mama possui tamanha importância na redução do diagnóstico de câncer de mama avançado e, consequentemente, de suas adversidades.
Objetivo: Estudar a eficácia da metodologia “sala de espera” na prevenção do câncer de mama na atenção primária em saúde.
Métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico levando em consideração estudos dos últimos 5 anos e utilização de 3 palavras-chave, quais sejam: "sala de espera", "câncer de mama" e "atenção básica".
Resultados: Dentre os estudos colhidos, foram relatadas várias formas de interagir com o público acerca da prevenção do CA de mama, por exemplo: dinâmicas de mitos e verdades acerca do câncer de mama seguidos de uma discussão de exemplos realistas e situações cotidianas; dinâmica em moldes anatômicos; atividade lúdica acerca da importância do autocuidado na prevenção e promoção da saúde; avaliações de risco em mulheres que estavam à espera de atendimento, seguido de otimização de prontuários e encaminhamento adequado destas, além de educação continuada no que diz respeito à detecção precoce da enfermidade discutida; diálogos, trocas de informações e conhecimento com o auxílio e distribuição de folders informativos; esclarecimento da importância dos exames periódicos anuais para a detecção precoce dos agravos à saúde, sendo possível desmistificar os fatores de risco e ensinar a realização do autoexame das mamas; abordagem dos principais sinais e sintomas do câncer de mama; aplicação de um instrumento de coleta de dados de conhecimentos prévios da população acerca da detecção precoce do câncer de mama e estratégias diagnósticas, em seguida foram ministradas palestras de educação em saúde e, por fim, foi reaplicado o questionário para reavaliação do conhecimento após as intervenções.
Conclusão: Diante do exposto, nota-se que a metodologia da sala de espera é bastante rica para se realizar diversas abordagens educativas, que vão desde a distribuição de folders e materiais informativos até criação de dinâmicas interativas. Portanto, essa atuação se mostra ser uma alternativa eficaz na prevenção do câncer de mama na atenção primária da saúde, visto que esta promove uma participação ativa da população no aprendizado e adesão das estratégias de detecção precoce do câncer de mama.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio