PERSPECTIVA DO ALUNO DE MEDICINA SOBRE A ATENÇÃO BÁSICA
Maria Cecília Fernandes Bandeira1*, Maria Rita Alves Rocha1, Luiza NunesPamplona1, Francisco Vittor Miranda e Araújo1, Pedro Schmitt Martins Paiva Matos1, Francisca Virginia de Sousa Furtado2
Instituição: Centro Universitário Christus, Fortaleza, Ceará
1 Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus
2 Docente do Centro Universitário Christus
RESUMO
A articulação da prática e da teoria em um processo de aprendizagem e formação médica é de suma importância, por permitir o desenvolvimento das competências e expertises médicas do estudante de medicina. O processo de aprendizagem é um fenômeno complexo, multidimensional e contínuo. Com isso, práticas e vivências na Atenção Primária à Saúde, são maneiras de fomentar o conhecimento e de demonstrar um pouco da realidade do médico, com objetivo de compreender as percepções dos alunos de medicina sobre a Atenção Primária a saúde. Trata-se de uma revisão de literatura sobre a atuação de estudantes de medicina na educação em saúde na Atenção Primária à Saúde.Os artigos selecionados refletem a relação entre o estudante de medicina e a experiência com a Atenção Primária à Saúde, que são, muitas vezes, destoantes da realidade em que os alunos vivem. Dessa forma, a vivência dos estudantes nas Unidades Básicas de Saúdes traz olhar diferente desses alunos sobre o atendimento à população, reforçando a necessidade deste tipo experiência no decorrer da graduação. Por fim, verifica-se uma necessidade de maior propagação de informação para preceptores e estudantes, e maior produção científica sobre o tema, a fim de enriquecer a formação médica.
Palavras-chave: Atenção Básica; Aprendizagem; Medicina
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio