TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ABORDAGEM DAS DEMÊNCIAS
Instituição: Faculdade de Medicina Unichristus, Ceará
Introdução: A demência consiste em uma síndrome causada por uma disfunção cerebral, caracterizada pela alteração de múltiplas funções como memória, pensamento, orientação, compreensão, linguagem, capacidade de aprendizado e de tomar decisões, juntamente com o declínio cognitivo. Essa patologia é considerada uma doença crônica não transmissível (DCNT), as quais, com o aumento da expectativa de vida, vêm adquirindo maior prevalência. A expectativa é de que o Brasil, até 2025, seja o sexto país em número de idosos, e, dentre eles, haja uma considerável parcela de portadores de doença crônica não transmissível (DCNT), sendo a demência considerada uma das patologias mais prevalentes.
O comprometimento cognitivo é, geralmente, subdiagnosticado dentro do sistema de saúde, sendo os médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) fundamentais para identificar os primeiros sinais de declínio cognitivo, possibilitando o diagnóstico precoce. Nesse contexto, é fundamental promover orientações para capacitação e educação continuada sobre demência para profissionais da saúde da Atenção Primária, a fim de proporcionar um melhor acompanhamento e aumentando qualidade de vida para a população diagnosticada.
Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. As bases de dados para o estudo sobre a educação para profissionais da saúde na abordagem de pacientes com demência foram: Web of Science e National Library Online (PubMed/Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Biblioteca virtual em Saúde utilizando os descritores Education AND Primary Health Care AND Dementia listados nas ferramentas MeSH (Medical Subject Heading) e nos descritores em Ciências da Saúde (DECs).
Foram escolhidos artigos a partir do ano de 2018, nos idiomas português, inglês e espanhol para a revisão. Após análise, foram selecionados 5 artigos.
Objetivos: O estudo tem como objetivo obter um entendimento sobre a importância da capacitação de profissionais da saúde sobre o manejo dos pacientes com demência.
Resultados: Após a revisão, foi visto que foi definido um conjunto exclusivo de recomendações para o cuidado com pessoas que vivem com demência, tendo sido desenvolvidas estratégias educacionais para a capacitação de profissionais, com estímulo aos treinamentos de Estudos Interprofissionais (EIP), devendo-se priorizar de forma interventiva a realização de atividades físicas, bem como a alimentação, pois diminuem outros fatores de risco. Assim, os profissionais como educador físico e nutricionista recebem destaque, demonstrando que treinamento envolvendo várias categorias profissionais enriquecem e são fundamentais na melhoria da capacitação e educação continuada na Atenção Primária dos profissionais que fazem acompanhamento dos pacientes com demência. Na revisão foi evidenciada também a importância de envolver as partes interessadas na concepção educacional acerca do tema proposto.
Conclusão: O estudo revela a importância de uma combinação de estratégias educacionais adotadas junto às equipes da APS, envolvendo a adaptação das diretrizes existentes, a fim de promover uma capacitação mais adequada aos profissionais de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com demência.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio