OBJETIVOS: Relatar a experiência de graduandos de Medicina após a realização do curso teórico-prático em treinamento em Ultrassonografia Point-of-Care (POCUS) na cidade de Fortaleza - CE com médicos convidados com escopo de auxiliar na compreensão da funcionalidade desse exame no contexto da emergência pelos acadêmicos de Medicina.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Em agosto de 2022, a Liga de Trauma, Emergência e Medicina Intensiva (LITEMI) da Universidade de Fortaleza promoveu o 1º curso teórico-prático de Point-of-Care Ultrasound (POCUS) com o fito de introduzir a temática e a tornar mais acessível para os acadêmicos de Medicina, abordando os principais aspectos e fundamentos dessa ferramenta complementar ao exame físico que vem sendo amplamente utilizada, especialmente, no contexto do atendimento emergencial. Durante o processo de idealização do curso, determinou-se que a dinâmica de ensino se segregaria em dois momentos complementares, sendo inicialmente ministradas aulas de cunho teórico associadas a análise de casos clínicos relacionados, que foram intermediadas pelos discentes que compõem a liga. De forma subsequente, visando a sedimentação dos conhecimentos adquiridos, foram oportunizadas experiências “hands on” nas quais os participantes do curso puderam praticar a realização dos exames em pacientes-atores sob a tutela de médicos emergencistas com ampla experiência nessa metodologia. Nesse contexto, abordou-se temas como: a importância do uso da ultrassonografia na emergência e seus fundamentos, Protocolo BLUE, Protocolo FAST e E-FAST, Protocolo RUSH, avaliação de vasos sanguíneos e instabilidade hemodinâmica e avaliação da bainha do nervo óptico. Desse modo, ao longo das 3 semanas de realização do curso, foi possível observar um amplo desenvolvimento das habilidades técnicas relacionadas à compreensão da ferramenta POCUS e sua aplicabilidade, implicando em amplo crescimento acadêmico-profissional para os contemplados por essa oportunidade.
CONCLUSÃO: Conclui-se que o curso teórico-prático em Ultrassonografia Point-of-Care (POCUS) foi de suma importância para a aprendizagem em diagnóstico e em condutas na emergência para os estudantes de uma faculdade privada de Fortaleza/CE, visto que em grande parte das faculdades de medicina esse tema não é abordado na grade curricular. Tal realidade deve ser modificada, já que o uso do POCUS tem grande destaque no manejo rápido e eficaz de pacientes no contexto da emergência, melhorando a sobrevida dos pacientes e reduzindo a mortalidade. Dessa forma, acredita-se que os estudantes que fizeram o curso teórico-prático de POCUS estarão mais preparados para o uso dessa ferramenta diagnóstica em comparação com aqueles que nunca tiveram contato, no contexto profissional.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio