Objetivo: Descrever uma breve experiência de educação em saúde numa unidade de Atenção secundária no município de Fortaleza em torno do Diabetes Mellitus, por meio de apresentações em salas de espera.
Relato de experiência: Durante duas semanas, foram realizadas de salas de espera na construção dialógica entre o conhecimento teórico-científico dos alunos com o saber popular dos usuários no tocante ao processo de cuidado e de prevenção do Diabetes Mellitus. A abordagem seguiu com temas geradores como: “alguém aqui tem diabetes? Alguém conhece uma pessoa que tem diabetes? Poderiam falar sobre o que vocês já ouviram sobre a doença?”. Nessa perspectiva de troca e alinhamento dos saberes, foi realizada uma primeira aproximação na perspectiva da informação aos usuários presentes. Na segunda sala de espera, houve uma adesão maior dos usuários, onde abordamos individualmente alguns que trouxeram questionamentos, culminando no fechamento coletivo. Na terceira sala, conseguimos criar um vínculo maior de acolhimento com os usuários, contribuindo para uma participação mais fluida, com entrega de material educativo, como panfletos com informações pertinentes a respeito da Diabetes Mellitus, contendo informações simplificadas de sinais de alerta, prevenção (com enfoque na alimentação saudável e na atividade física) e predisposições para a doença. Na quarta e última sala, foi possível perceber maior confiança com a escuta de uma participante, o qual se alongou mais em temáticas pessoais para além da diabetes.
Conclusão: Concluímos que uma grande parte das pessoas demonstraram conhecimento prévio sobre o Diabetes, além de um número de participantes serem portadores da doença. Entretanto, muitos tinham dúvidas sobre a prevenção, o que favoreceu algumas informações sobre características importantes dessa enfermidade, muitas vezes desconhecidas pelos participantes. Apesar das diferenças na interatividade dos participantes nos quatro ambientes, resultado de experiências pessoais heterogêneas que nortearam a discussão, a ação concluiu seu objetivo de tentar elucidar dúvidas sobre a importância do tratamento e advertir sobre possíveis predisposições para e sobre sinais de alerta e noção das complicações.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio