RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DE PROPEDÊUTICA MÉDICA EM RELAÇÃO AO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (OSCE)
Título: Relato de experiência dos monitores de propedêutica médica em relação ao exame clínico objetivo estruturado (OSCE).
Autores: Marcles Rômulo Silva da Costa Filho (Estácio Idomed Canindé), Isadora Leal Alencar de Aquino (Estácio Idomed Canindé), Almir Italo Soares Da Silva (Estácio Idomed Canindé), Kissa Gabrielly da Costa Lima (Estácio Idomed Canindé), Manoel Victor Sandres Wanderley de Souza (Estácio Idomed Canindé), Nely Marjollie Guanabara Teixeira Reis (Orientadora; Estácio Idomed Canindé)
Faculdade Estácio Idomed Canindé, Laboratório de Habilidades e Simulação, Canindé – Ceará
Objetivos: Relatar a experiência da preparação dos alunos para o OSCE na disciplina de propedêutica médica. Ratificar a importância da atuação dos monitores de propedêutica médica na preparação para o OSCE.
Métodos: Foram utilizados consultórios modelos, materiais de apoio teórico produzidos pelos monitores e modelos práticos simulando elementos fundamentais da prática médica. Os professores, juntos aos monitores, construíram cenários diretamente relacionados com os temas abordados em sala de aula buscando criar uma problematização real do conteúdo teórico. Os alunos foram divididos em grupos de 5 por monitor e realizaram rodízios em todos os cenários propostos. Foram utilizados atores e simuladores. Ao final do treinamento, os alunos receberam feedback dos monitores e compartilharam suas dúvidas. Foram disponibilizados horários para fomentação prática com os monitores em busca de sanar as deficiências apresentadas pelos alunos.
Resultados: Depois dos treinamentos, os alunos foram submetidos ao OSCE da disciplina e apresentaram excelente desempenho, o que em grande parte foi atribuído ao treinamento com os monitores. Os alunos demonstraram interesse pelo método, buscando aperfeiçoar as habilidades e dominar formas de abordagem eficientes, além de poderem compartilhar a experiência com os professores, entre os grupos e com os monitores ao final de cada experiência, permitindo que cada vivência tivesse um significância positiva através da prática exercida.
Conclusão: O OSCE é uma metodologia de avaliação que leva a uma imersão no cenário prático e consegue trabalhar os conteúdos de uma forma integrada. A atuação dos monitores antes do OSCE foi fundamental para o preparo dos alunos e para ajudá-los a familiarizar-se com essa metodologia de avaliação e obterem bons resultados. baseadas em problemas terem desencadeados um maior interesse e melhor desempenho acadêmico em abordar pacientes através da simulação de situações problemas contendo elemento reais e práticos do dia-a-dia do profissional médica com consequente melhora da retenção de aprendizados.
Palavras-chave: Simulação, OSCE, monitoria e propedêutica médica.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio