TREINAMENTO DE MANEJO DO CAPACETE ELMO PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Manuela Simião Cidrão
  • Co-autores
  • Natalia Raíssa Sousa da Silva , Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro
  • Resumo
  •  

    TREINAMENTO DE MANEJO DO CAPACETE ELMO PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Manuela Simião Cidrão*; Natalia Raíssa Sousa da Silva; Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro

                                                              Faculdade de Medicina Estácio Idomed Quixadá, Ceará

     

    INTRODUÇÃO: Durante a pandemia do Covid 19, foi desenvolvido no estado do Ceará, uma interface do tipo capacete, denominada de Elmo. Um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo, capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo dos gases (oxigênio e ar comprimido), que favorece a diminuição do esforço respiratório do paciente, menor risco de contaminação e de manuseio simples, desde que o profissional tenha sido treinado para seu uso. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Medicina da realização do treinamento de habilidades de uso do capacete Elmo no manejo clínico de pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica, baseado em simulação realística. MÉTODO: Trata-se de um descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no mês de agosto do ano de 2022, no laboratório de simulação clínica da Faculdade de Medicina Estácio IDOMED, Campus Quixadá-Ceará. Participaram 20 graduandos de Medicina e 02 profissionais de saúde (Enfermeiros). O treinamento deu-se por 4 horas e em 04 etapas: na primeira etapa, foi realizada a apresentação das habilidades cognitivas, sendo apresentado todo o dispositivo Elmo com indicações, efeitos e protocolo clínico. Durante a segunda etapa, ocorreu a demonstração das habilidades psicomotoras com estações práticas do manuseio do sistema Elmo. Na terceira etapa, cada acadêmico teve a oportunidade de, individualmente treinar o manejo do dispositivo, manuseá-lo e montá-lo enquanto descreviam seus componentes e respectivas funções e aplicabilidades. Logo, o treinamento prático seguiu com uma simulação realística, em um cenário clínico construído pelos facilitadores, no qual os acadêmicos puderam treinar as habilidades adquiridas em um “paciente simulado”, compreendendo a quarta etapa e, por fim, foi realizado o debriefing. RESULTADOS: O treinamento realizado possibilitou um processo de aprendizado dinâmico e interativo e evidenciou a importância do acesso precoce de alunos de Medicina à experiências como essa que, com práticas clínicas, enriquecem as vivências acadêmicas. CONCLUSÃO: Considera-se de valia a realização de treinamentos desta natureza a estudantes de Medicina, a partir dos períodos iniciais do curso, para que estes possam adquirir habilidades e conhecimentos de uso e manejo deste dispositivo, com vista a prescrição e segurança na indicação quanto ao seu uso e manejo da interface. O ensino com simulação para os acadêmicos e profissionais de saúde, somado a inovação, tem importante significado. Recomendando-se uma maior oferta deste treinamento em instituições de ensino público e privado, o que contribuirá significativamente na formação e habilidades destes acadêmicos.

    Palavras-chaves:  Respiração com Pressão Positiva; Ensino; Treinamento por Simulação.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Respiração com Pressão Positiva, Ensino, Treinamento por Simulação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Clínica Médica
Voltar Download
  • Clínica Médica
  • Cirurgia
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Pediatria
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Outros

Comissão Científica

Roberto Ribeiro Maranhao

Maria Sidneuma Melo Ventura

José Nazareno de Paula Sampaio