OBJETIVOS: O presente trabalho objetivou relatar a experiência de acadêmicos do 1º semestre de Medicina da Universidade de Fortaleza ao abordar uma temática sobre vacinas na sala de espera em uma unidade de atenção primária à saúde em Fortaleza.
RELATO DE CASO: A intervenção ocorreu no primeiro semestre de 2022 em uma unidade de atenção primária à saúde (UAPS) no município de Fortaleza. A carteira de serviços da UAPS oferta serviços para todos os ciclos de vida. No dia da intervenção, estavam na agenda programada dos profissionais médicos as consultas de policultura e pré-natal. Na sala de espera, o grupo de alunos realizou a apresentação de cartazes ilustrativos e perguntas e respostas, dinâmica na qual a veracidade das respostas foi confirmada pelos participantes com o levantamento de plaquinhas de sim ou não. No final da atividade, o grupo de alunos cantou uma música temática sobre imunização, destacando a importância do programa nacional de imunização na prevenção de doenças e agravos. A partir da dinâmica um diálogo foi estabelecido, viabilizando a desmistificação de fake news sobre vacinação. A fim de engajar o público-alvo de maneira mais eficiente, privilegiamos a participação e a ludicidade na elaboração do projeto ao enunciar crenças comuns aos usuários do SUS e questionar os presentes acerca da veracidade dessas afirmações. Dentre os questionamentos, pode-se citar: “Vacina tríplice viral pode causar autismo?” e “A vacina do HPV pode prevenir o câncer?”.
CONCLUSÃO: A vacinação é, historicamente, um assunto “tabu” entre a população desde a Revolta da Vacina, em 1904. Mais recentemente, a vacinação no contexto da pandemia do COVID-19 também dividiu opiniões. Nesse contexto, a execução desse projeto evidenciou a necessidade da realização de ações de conscientização acerca do programa nacional de imunização para os usuários da Atenção Primária à Saúde. Muitos demonstraram conhecimento limítrofe sobre o tema abordado. Desta forma, a população foi beneficiada com o projeto, pois dúvidas foram esclarecidas de maneira dinâmica, desencadeando o interesse dos ouvintes, os quais falaram sobre suas crenças acerca das vacinas, e houve propagação de conhecimento acerca da importância da imunização.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio