Objetivos:
A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública caracterizado pela alteração renal funcional ou estrutural definitiva de evolução progressiva. Ela está associada aos custos no sistema de saúde e a morbimortalidade em adultos, além de estar relacionada ao aumento do risco de hospitalização, a eventos cardiovasculares e a morte. Sabe-se que o risco de acometimento do paciente DRC pode ser reduzido com o controle das etiologias potencialmente reversíveis, como obesidade, hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus (DM), tabagismo, evitando-se a progressão para possível falência renal e diálise. Dessa forma, a ação realizada teve como objetivo educar a população para a identificação precoce de fatores de risco a fim de evitar ou minimizar a progressão da DRC.
Métodos:
O estudo possui caráter qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. A atividade foi desenvolvida no dia 10 de março de 2022, Dia Mundial do Rim. O cenário escolhido foi em um espaço amplo no Shopping Riomar Fortaleza, Fortaleza/CE. A atividade foi organizada em estações de atendimento administradas por médicos, acadêmicos e profissionais da Fundação do Rim, onde foram confeccionados banners e panfletos educativos.
Foram nove acadêmicos, subdivididos em grupos de três e em turnos de manhã e tarde, acompanhados por médicos, onde cada subgrupo teve a oportunidade de realizar promoção à saúde de forma a conversar com transeuntes no shopping.
Resultados:
Foi realizada educação em saúde, interrogando o conhecimento prévio dos indivíduos sobre a doença renal crônica e as principais dúvidas foram elucidadas, além de informar a importância do tema e os principais fatores de risco, como diagnóstico prévio de DM e HA, e atenção a fatores como tabagismo e obesidade. O público alvo da ação mostrou-se em sua maioria, colaborativo, e beneficiado pela ação, visto que houve estímulos sobre mudanças de hábitos de vida e devidas orientações acerca da prevenção da doença. Ainda, alguns indivíduos recusaram a sua participação na atividade educativa, informando a falta de tempo para tal.
Conclusão:
Ações de educação em saúde acerca da doença renal crônica podem levar a identificação precoce de fatores de risco para essa condição a fim de evitar o desenvolvimento ou agravamento da doença. Tal atividade educativa ocorreu a fim de conscientizar acerca da prevalência dessa doença crônica e evitável, alcançando o objetivo educativo da ação, além de capacitar os participantes da triagem sobre a importância dos hábitos saudáveis na profilaxia de tais doenças.
Apoio Financeiro: Fundação do Rim, Universidade de Fortaleza.
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio