ORGANIZAÇÃO DE CURSO SOBRE TÓPICOS ESSENCIAIS DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA NA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO
Luigi Leda Pessoa de Andrade1; Ana Clara Mendonça de Carvalho1; Déborah Karizze de Lima Ribeiro1; Beatriz Vieira Cavalcante1; Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro2.
1 Acadêmico(a) do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
2 Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza – Ceará.
Objetivos: Expor a experiência de estudantes de medicina na realização de um curso online de abrangência nacional, com temas essenciais da endocrinologia.
Relato de Experiência:
Durante a pandemia do Covid-19, observou-se que as plataformas digitais funcionam como um excelente meio para promoção de conhecimento, por sua flexibilidade de acesso. Prova disso, foi o curso Tópicos Essenciais em Endocrinologia e Metabologia organizado pela Liga Acadêmica de Endocrinologia, Metabologia e Nutrologia (LIMEN) da Universidade de Fortaleza, em parceria com as ligas acadêmicas de endocrinologia das demais instituições de ensino superior do Ceará, o qual obteve 2100 inscritos, que muito foi facilitado pela escolha desse meio de realização.
Com isso, mediante seus pilares de extensão e ensino, o curso teórico promovido pela liga foi realizado através da plataforma Youtube, com divulgação pela rede social Instagram. Com uma carga horária de 40 horas, foram elencados como temas: Diabetes mellitus, dislipidemias, obesidade e síndrome metabólica, hipertireoidismo, síndrome do ovário policístico (SOP), hipotireoidismo, nódulos e neoplasias de tireoide, doenças da hipófise, doenças do metabolismo ósseo, insuficiência adrenal, puberdade precoce e reposição hormonal. A importante prevalência desses temas abordados no curso na rotina do profissional de saúde, corroboraram para grande adesão de inscritos, principalmente por seu enfoque multidisciplinar.
Além disso, as aulas lecionadas durante o curso foram disponibilizadas posteriormente para o público geral no canal do Youtube da LIMEN, visando a disseminação de conhecimento de forma acessível, atingindo em setembro de 2022, um total de mais de 10000 visualizações.
Vale ressaltar que a organização de atividades dessa natureza possibilita ao ligante, engajamento e interação com profissionais convidados e alunos de outras universidades, desenvolvendo habilidades organizacionais e comunicativas importantes em sua formação acadêmica, além de promover um maior alcance da liga como promotora de educação em saúde na população geral.
Conclusão: Com isso, observou-se que a realização de um curso online, juntamente com a divulgação por meio de plataformas digitais, favorece uma grande adesão de participantes devido a sua flexibilidade e grande alcance. Adem ais, a organização de um curso nacional, abrangendo participantes de diversas áreas da saúde, mostrou-se uma experiência enriquecedora para os ligantes e para os participantes em decorrência desse intercâmbio acadêmico e cultural e cultural.
Palavras-chave: Curso Online, Endocrinologia, Youtube.
Modelo de trabalhos tipo “relato de experiência”
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio