Hackathon

Tema: MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS COM USO DO BIM

REGRAS E INSCRIÇÃO

EDITAL HACKTHON CONEXÃO BIM BRASIL 

Hackathon  BIM - Gestão de Ativos para o SESC CACUPÉ

A utilização da Modelagem da Informação da Construção (BIM) na fase de Gestão e Operação dos empreendimentos é pouco explorada no mercado nacional e mundial, apesar dessa ser a fase mais longa do ciclo de vida de um empreendimento de construção ou infraestrutura e onde se pode obter um grande valor para quem o desenvolve.

A falta de conhecimento das possibilidades de construir um modelo de informação rico e que gera valor essencial para tomada de decisões nessa fase é um dos principais motivos para que essa situação seja uma realidade.

Com o objetivo de fomentar essa discussão e levar conhecimento ao mercado, a Conexão BIM propõe a realização de uma atividade de “Hackathon” orientada a Gestão de Ativos, onde as distintas propostas gerarão provocações e ideias para todos os envolvidos e ao mercado em geral.

1. Objetivo 

O presente edital tem por finalidade regulamentar o Hackathon “BIM & Gestão de Ativos para o SESC CACUPÉ”, evento inovador que desafiará equipes multidisciplinares a desenvolverem soluções de gestão de ativos, a partir de técnicas de captura da realidade transformadas em modelos de informação, visando a redução de custos de manutenção e aumento da eficiência operacional.

O evento faz parte da agenda do 1º Conexao BIM Brasil, que está inserido no evento 7º BIM CREA-SC. 

2. Organização 

O evento é promovido pela CONEXAO BIM, com apoio de empresas e profissionais como parceiros estratégicos nas áreas de tecnologia, BIM, facilities, sendo eles: 

- Vistta  

- Fast Build 

- Mariana Macedo 

- Guilherme Lobo  

- Elis Borreli 

3. Público-Alvo 

Podem participar equipes de: 

  • Profissionais e estudantes das áreas de Engenharia, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Administração, Design, Inovação e correlatas; 

  • Empresas júnior, startups e grupos independentes interessados em soluções digitais para o setor de varejo;

  • Os participantes devem estar inscritos no 7° BIM CREA-SC.

4. Estrutura do Evento

O Hackathon será realizado em formato híbrido, com quatro etapas: 

4.1 Etapa Preparatória (Presencial – antes do Hackathon) 

  • Credenciamento dos participantes pelo site 

  • Escaneamento da área no SESC CACUPÉ 

  • Orientações iniciais 

  • Formação das equipes 

  • Estas atividades acontecerão no SESC Cacupé, nos dias 15 e 16/10 

4.2 Etapa Preparatória (Híbrida – antes do Hackathon 21 a 24/10) 

  • Mentorias online com especialistas em BIM, nuvem de pontos e gestão de facilities; 

  • Entrega do material base (nuvem de pontos em formato E57/LAS + modelo IFC inicial); 

  • Workshop online de nivelamento técnico. 

4.3 Etapa Principal (Dias 24 a 31/10 – Trabalho em Equipe) 

  • Desenvolvimento dos trabalhos on-line 

  • Submissão do trabalho final 31/10 

4.4 Etapa Final (Resultado do Hackathon) 

  • Apresentação dos pitches finais (10 min por equipe); 

  • Avaliação pela banca de jurados; 

  • Premiação e encerramento transmitidos ao vivo. 

  • Previsão para 13/11 de realização do evento final 

5. Entregáveis

Cada equipe deverá apresentar: 

  1. Modelo BIM a partir da nuvem de pontos; 

  1. Protótipo de solução digital (aplicativo, dashboard, integração IoT, etc.); 

  1. Plano de economia de manutenção (relatório curto e objetivo); 

  1. Pitch final demonstrando a solução desenvolvida. 

6. Avaliação

As soluções serão avaliadas pelos seguintes critérios: 

  • Qualidade da modelagem BIM – propósito e valor da informação do modelo;
  • Integração de dados e sistemas – como a inovação agrega valor às soluções de gestão de manutenção e ativos;
  • Viabilidade Econômica – clareza do impacto na redução de custos de manutenção;
  • Inovação – diferenciais criativos e aplicabilidade real;
  • Apresentação – clareza, narrativa e impacto do pitch.

Pontuação: 0 a 10 em cada critério. 

7. Premiação

  • 1º lugar: Implementação piloto da solução no SESC + Palestra no Rebuild 2026 em Madri + licenças de softwares BIM + Cursos e capacitação em BIM & Facility Management. 

  • 2º lugar: Licenças de softwares BIM; 

  • 3º lugar: Cursos e capacitação em BIM & Facility Management. 

8. Inscrições

  • As inscrições deverão ser realizadas até dia 16/10 por meio do site oficial do evento, durante o 7 BIM CREA-SC clicando no link aqui

  • Cada equipe deve ter mínimo de 3 e máximo de 6 integrantes

  • Necessário possuir conhecimento técnico em BIM (as mentorias e workshops apoiarão as equipes no conhecimento sobre gestão de manutenção). 

9. Disposições Gerais

  • O evento será gratuito para os participantes do 7° BIM CREA-SC

  • As soluções apresentadas permanecem como propriedade intelectual dos autores, porém a organização irá apresentar os resultados de todas as equipes ao SESC CACUPÉ 

  • A participação implica na aceitação integral deste edital.

Mais informações: Mariana 043 9987-9032 e Guilherme 021 9796-6294