Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Equipamentos para fazer eventos online: como escolher?

Com o boom das transmissões ao vivo, uma pergunta tem sido recorrente entre os organizadores de eventos: quais os equipamentos para fazer eventos online são necessários? Para quem nunca teve contato com esse tipo de produção, pode soar até como coisa de outro mundo, muito difícil de ser realizada, ou que exige equipamentos inacessíveis!

Mas hoje, graças aos avanços da tecnologia, as formas de fazer boas produções audiovisuais se tornaram muito mais acessíveis e simples de serem executadas. E é isso que vamos mostrar, detalhadamente, com uma lista de equipamentos para fazer eventos online, dos pequenos aos eventos de grande porte, mas sem esquecer da qualidade! 

Nesse texto você vai aprender:

Quais são os equipamentos para fazer eventos online?

Para facilitar a compreensão de todas as necessidades que um evento online possui para ir ao ar, organizei uma sequência dos equipamentos indispensáveis em cada etapa.  

1 – Boa conexão com a internet!

O primeiro item da lista não poderia ser outro: internet! Garantir uma boa conexão é fundamental para quem deseja investir em eventos online, por isso, se tem algo que precisa de atenção e investimento é a banda larga de internet. 

Mas, antes de sair contratando planos caros, teste qual a velocidade do upload (envio de informações) da sua conexão. Dá só uma olhada nessas sugestões abaixo: 

  • É recomendado no mínimo 1.5 Mbps de upload para transmissão em 480p (baixa qualidade da transmissão do vídeo);  
  • No mínimo 2.5  Mbps de upload para transmissão em 720p  (qualidade mediana da transmissão do vídeo);
  • E no mínimo 6 Mbps de upload para transmissão em full HD (1080p).

E para fazer esse teste é super simples. Basta ir no Google e digitar “Teste de velocidade da internet”, vai aparecer um botão azul escrito “EXECUTAR TESTE DE VELOCIDADE”.

É importante atentar para a velocidade escolhida, pois ela pode variar para menos, ou seja, é melhor contar com uma velocidade de upload  50% maior que o escolhido. Além disso, você pode otimizar a sua banda larga usando  um cabo de internet conectado ao computador por onde será feita a transmissão.

Esse cuidado garante maior estabilidade na conexão e, por isso, a transmissão pode ficar melhor caso a conexão sem o cabo não esteja muito boa! E lembre-se de fazer o teste com cabo e também no wifi. Evite surpresas! 

2 – Iluminação 

Outro ponto muito importante da lista dos equipamentos para fazer eventos online é a iluminação! Não adianta comprar a melhor câmera do mercado e garantir a melhor velocidade de internet se as pessoas  tiverem dificuldade para visualizar os palestrantes, por conta de espaço mal iluminado. Detalhes como esse comprometem a concentração e a experiência dos participantes.

E antes que você pense que vai precisar comprar vários equipamentos de luz, já adianto que a melhor luz é a natural. Às vezes, o simples ato de escolher um cenário de frente para uma janela ou num espaço que receba uma boa entrada de luz, já resolve!

Claro que nem sempre é possível fazer os vídeos durante o dia e não é aconselhável ter essa dependência de horário, pois pode acontecer de o dia escolhido amanhecer nublado ou variar muito a iluminação durante o evento. A opção mais acessível e de qualidade é investir em um Ring Light – aquelas luzes circulares utilizadas por quem produz conteúdo para a internet – e entre elas dê preferência para luzes de led já que são mais econômicas!

No caso de eventos maiores, que tenham mais espaço no cenário, seja em um estúdio ou não, o indicado são as softbox, luzes com aspecto suave, sem incidir luz de maneira direta e postas em tripés reguláveis.

3 – Câmera  

As pessoas costumam imaginar uma câmera como primeiro item da lista dos equipamentos para eventos online. Por esse motivo, alguns já desanimam por pensar que só podem ser usadas câmeras profissionais nas transmissões ou gravações, e que gastarão muito só nesse item. 

Mas a verdade é que existem várias opções mais acessíveis e que oferecem muita qualidade, como é o caso do celular e da própria webcam do seu computador. Além disso, geralmente, as webcams possuem um microfone que também pode ser utilizado na transmissão, te fazendo economizar ainda mais!

Mas caso você já tenha uma câmera ou caiba no seu orçamento investir na compra de alguma, ótimo! Só confira se ela se conecta com o computador via USB, pois vai facilitar a conexão na hora transmitir o evento. Ah, e lembre-se de testar tudo com antecedência!

4 – Áudio 

Prezar pela qualidade do áudio é indispensável para oferecer uma boa experiência no seu evento! Em eventos online maiores, que exigem a participação de mais pessoas palestrando no mesmo espaço, chega a ser necessário utilizar uma mesa de som, para conectar todos os microfones, como também de um profissional para operá-la. 

Mas em casos de eventos menores, como webinars ou outras modalidades, onde cada palestrante, geralmente, está em um local diferente, dá pra utilizar o próprio microfone do fone de ouvido para captar o áudio. É importante, nesses casos, certificar-se de que ele não captura o áudio do ambiente também, o que pode chegar a ser um problema durante a transmissão e comprometer a concentração de todos os envolvidos e, consequentemente, a qualidade do evento.

Uma outra dica é investir em microfones de lapela, que não chegam a ser muito caros e que podem oferecer mais qualidade para o áudio do seu evento. Mas tão importante quanto escolher o microfone certo é separar um local silencioso e que não ofereça ruídos ou barulhos externos!

5 – Locação 

O espaço onde será realizado o evento é um importante item da lista de equipamentos para fazer eventos online! E como já foi falado nos tópicos acima, o tamanho e o investimento do evento vão ditar essas necessidades.

Dessa forma, pode ser que seu evento precise de um estúdio para reunir todos os palestrantes e o mediador, com direito a cenário produzido e equipamentos profissionais de áudio e iluminação, mas também pode ser um local reservado na casa de cada convidado. O importante é que não seja um espaço poluído visualmente e que ofereça uma boa iluminação.

Ferramentas para transmissão de vídeos 

Para tornar todo o processo de transmissão do seu evento online muito mais profissional e facilitar a sua gestão é importante contar com plataformas de eventos que ofereçam uma espaço virtual para as transmissões ao vivo! 

A Doity, por exemplo, desenvolveu a Doity Play, o ambiente virtual ideal para transmitir, gravar e disponibilizar eventos e cursos online – até os eventos científicos e acadêmicos. Mas a melhor parte é que esse espaço é vinculado à plataforma para gerenciamento de eventos, ou seja, você pode cuidar das inscrições, certificados, credenciamento,submissão de trabalhos, relatórios financeiros em um só lugar!

A Doity Play ainda permite a criação de salas para atividades simultâneas e um chat exclusivo para cada uma, que podem ficar disponíveis apenas para alguns lotes, como também a possibilidade de criar um aplicativo do evento e fazer a transmissão ao vivo por lá! Para conhecer melhor as vantagens dessa ferramenta é só clicar no banner abaixo:

Doity Play: o ambiente virtual perfeito para o seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes

Evite imprevistos: tenha equipamentos reserva e faça testes! 

Tão importante quanto preparar os equipamentos necessários para fazer eventos online é testar algumas vezes todos eles antes do dia do evento. O ideal é que isso seja feito com antecedência de dias, como também lembrar de conferi-los algumas horas antes de ir ao ar.

E os testes não se restringem apenas aos equipamentos, mas a ferramenta de transmissão escolhida, como também aos palestrantes convidados que participarão de suas próprias casas, para conferir o áudio, imagem, iluminação e a velocidade da internet. Quanto mais testes, menos chances de imprevistos!

Verifique se há tomadas suficientes no local e se todas funcionam e providencie extensões e adaptadores de reserva, pois nunca se sabe quando vai precisar, como também baterias extras para os equipamentos – e não esqueça de carregá-las antes de começar do evento começar!

Ah, uma ótima alternativa para evitar gastos desnecessários ou aquisições erradas, é consultar um profissional antes de sair às compras ou de alugar qualquer equipamento, como também ouvir outros organizadores! Eles podem te ajudar a perceber quais as reais necessidades do seu evento e te aconselhar sobre as melhores soluções!

E que tal criar o seu evento online agora mesmo? Faça uma conta na Doity clicando no banner abaixo e aproveite todas as vantagens que o universo online tem a oferecer!

Organize um evento online na Doity!

Comece agora e descubra como trabalhar com eventos online te leva a explorar esse universo que não para de crescer!

Criar evento
nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens